Lutador profissional de MMA e especialista em defesa pessoal feminina, o vice-campeão mundial de muay thai, Gustavo Kuhn, ministrou seminário da arte marcial para mulheres no sábado, 19. O evento reuniu 20 praticantes de duas equipes, e foi promovido pela academia Felipe Mansa.
Natural de Montenegro, Kuhn é faixa preta de jiu-jitsu e taekwondo, e grau preto em muay thai pela Confederação Brasileira. No ano passado, realizou um tour de dois meses pela Europa onde ministrou aulas e seminários na França, Grécia e Espanha.
No sábado, durante duas horas e meia, o professor apresentou técnicas de ataques, defesas, contra-ataques e combinações desenvolvidas ao longo da carreira, e deu dicas sobre como adaptar o estilo de luta à mecânica do corpo das praticantes.
Promotor do evento, o professor Felipe Mansa afirma que o seminário serviu para elevar o nível técnico das participantes. “Além da parte técnica, também é fundamental aprender a filosofia da arte marcial, uma vez que o muay thai é mais do que uma simples luta.”
Segundo ele, a modalidade tem ganhado força entre as mulheres em Lajeado e o número de praticantes cresce a cada dia. “Na minha academia, o número de mulheres já supera o de homens”, ressalta. Conforme Mansa, a intenção é realizar outros seminários para o público feminino ainda este ano.