A cada jogo, William Pottker confirma suas virtudes no Inter. Contratado após se destacar na Ponte Preta, repete o sucesso de Campinas em Porto Alegre. Uma das principais apostas da direção para esta temporada, o atacante participa de metade dos gols do Inter na Série B.
Passadas 21 rodadas, o Colorado tem 31 gols anotados. E ninguém apresenta maior relevância que o camisa 99. Desses, 15 tiveram o canhoto com uma importância na jogada, o que representa 48,40%. São sete gols e cinco assistências, além de três participações em gols (dois pênaltis sofridos e um chute para o rebote convertido por Nico López). Os números referendam o atacante como maior goleador e assistente do Inter na competição.
A importância de Pottker cresce ainda mais se levado em conta apenas o período em que esteve em campo. Ele disputou 16 partidas na competição. Nesse período, o time anotou 27 gols. Ou seja, teve uma contribuição, seja direta ou indireta, em 59,25%.
A presença do canhoto também ressalta no aproveitamento. Com ele, o Inter venceu nove jogos, empatou quatro e acabou derrotado em três oportunidades. O rendimento é de 65%.
Tais atributos só referendam sua contratação. Pottker dividiu a artilharia do Brasileirão do ano passado com Fred e Diego Souza. Cada um anotou 14 gols. O faro apurado permaneceu no Paulistão. Foi o principal goleador com nove gols, ao lado de Gilberto, do São Paulo. Ainda levou o prêmio de craque da competição.
Agora, Pottker tenta buscar o topo da artilharia da Série B. Ainda não alcançou Tiago Marques (Juventude) e Jonatas Belusso (Londrina), que somam 11, nem mesmo Henan, do Figueirense, que tem nove.
No embalo do atacante, o Inter busca a sexta vitória consecutiva. Amanhã, às 21h30min, recebe o Paysandu, no Beira-Rio.
A uma vitória da liderança
A sequência de cinco vitórias do Inter embalou o time para a ponta de cima da tabela da Série B. Uma vitória simples contra o Paysandu amanhã será suficiente para fazer o time de Guto Ferreira retomar a liderança da competição pela primeira vez desde a vitória sobre o Londrina, na primeira rodada.
Tudo por conta de mais um tropeço do América. O time comandado por Enderson Moreira empatou em 0 a 0 com o Criciúma, na terça-feira, no seu segundo jogo seguido sem vitória. O resultado deixou os mineiros com 41 pontos, enquanto o Inter soma 39 com uma partida a menos.
Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br