Parlamentares cogitam criar guarda municipal

Encantado

Parlamentares cogitam criar guarda municipal

Legislativo organiza audiência para debater projetos para a segurança pública

Parlamentares cogitam criar guarda municipal
Encantado

A implantação de uma guarda municipal e a volta do estacionamento rotativo foram os principais assuntos discutidos pelos vereadores na sessão de segunda-feira. O debate iniciou com o pedido de realização de uma audiência pública a respeito dessas questões pelo vereador Diego Pretto (PP).

Para Pretto, a intenção da reunião é ouvir a comunidade e trazer exemplos de outros municípios. Valdecir Gonzatti (PMDB) compactua com a implantação da guarda municipal, mas sugere primeiro uma avaliação com a situação de outras cidades para posteriormente ampliar o debate.

Marino Deves (PP) defendeu a realização da audiência pública para a discussão de forma aberta para encontrar soluções a essas questões. “Estou percebendo que a câmara está assumindo um papel protagonista para resolver problemas da cidade”, destacou. Outro vereador progressista, Valdecir Cardoso, enfatizou que para a realização da audiência pública é necessário que os encaminhamentos sejam objetivos.

07_AHORA

Monitoramento

Em relação à instalação das câmeras de vigilância, Moacir Tramontini (PTB) mencionou que o Sicredi já se manifestou parceiro do projeto. Ele salientou a importância dos demais bancos da cidade apoiarem a iniciativa, a qual irá colaborar diretamente com a segurança dessas instituições. Cardoso destacou que o projeto é fundamental para a segurança do município e precisa sair do papel.

Trânsito

Sander Bertozzi (PP) sugeriu a criação de um grupo de trabalho para solucionar os problemas de sinalização de trânsito no município. Para ele, é necessário fazer um levantamento dos pontos críticos e também promover uma campanha de conscientização de trânsito, principalmente no respeito à faixa de segurança.

Em relação ao estacionamento rotativo, Volmir Kunzler (PMDB) destacou que há um estudo pago. “Temos que discutir e retirar do papel as indicações. O centro está intransitável todos os dias”.  Segundo o vereador, é necessário começar logo algumas mudanças no trânsito para dar melhores condições de trafegabilidade.

Audiência pública

Na próxima segunda-feira, 21, a câmara realiza a audiência pública, a partir das 16h, para debater o Plano Plurianual. Na ocasião, entidades poderão apresentar possíveis propostas a serem incluídas no próximo quadriênio 2018/2021.

Prestação de contas

O vereador Celso Cauduro (PMDB) cobrou a prestação de contas da comissão organizadora da Suinofest. Segundo ele, deveria ter ocorrido um mês após o evento e ainda não foi feito. Cauduro relembrou que a se a festa tivesse lucro acima de R$ 100 mil o valor seria devolvido ao Executivo.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais