Sartori propõe criação de fundo regional para equilíbrio financeiro dos estados

Estado

Sartori propõe criação de fundo regional para equilíbrio financeiro dos estados

O governador José Ivo Sartori voltou a defender a revisão do pacto federativo em reunião com governadores de SC e PR. “Temos que ter propostas conjuntas e trabalhar coletivamente.” Para ele, a divisão da receita nacional entre os estados é…

Sartori propõe criação de fundo regional para equilíbrio financeiro dos estados
Estado

O governador José Ivo Sartori voltou a defender a revisão do pacto federativo em reunião com governadores de SC e PR. “Temos que ter propostas conjuntas e trabalhar coletivamente.” Para ele, a divisão da receita nacional entre os estados é inadequada.

A consolidação do programa BRDE Municípios também entrou em discussão. Os recursos do programa são destinados, principalmente, a obras de infraestrutura, em três eixos de financiamento: saneamento e mobilidade urbana (que envolve drenagem, tratamentos de resíduos sólidos e líquidos, pavimentação, iluminação pública e ciclovia); infraestrutura social, urbana e rural (incluindo escolas, postos de saúde, centros comunitários, melhorias em estradas vicinais, distritos industriais e infraestrutura turística); e desenvolvimento institucional, qualificação, modernização de processos e sistema.

Impacto nacional

Diante do cenário político nacional, Sartori voltou a afirmar que defende que as instituições funcionem e que a democracia seja preservada. “Em política, não cabe aventura. Tem que haver responsabilidade e seriedade. A União não vai criar condições de mudar a realidade federal quebrando os estados e municípios. Numa época de crise e dificuldade, quem não quiser promover mudanças não irá transformar o cenário. O poder público deve ser eficiente e prestar serviços públicos melhores à sociedade. Esse é o alvo”, frisou.

O governador também citou ações recentes, como a operação Pulso Firme, que permitiu a transferência de 27 detentos de alta periculosidade do RS para presídios federais, desarticulando o crime organizado no estado. “Foi uma experiência exitosa na área da Segurança  Pública”, considerou Sartori.

Acompanhe
nossas
redes sociais