Prazo para agendar perícia encerra sábado

Vale do Taquari

Prazo para agendar perícia encerra sábado

Quem não marcar a consulta terá o auxílio-doença cancelado pelo INSS

Prazo para agendar perícia encerra sábado
Vale do Taquari
oktober-2024

Cerca de dez mil gaúchos têm até as 22h deste sábado para agendar no INSS perícia de revisão do auxílio-doença. Eles foram convocados por meio do Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira porque durante este ano os Correios não encontraram os endereços. Havia alguma inconsistência nas informações que não permitiu a chamada antecipada.

Aqueles que não fizerem o agendamento no prazo estipulado, por meio do telefone 135, ou não comparecerem à perícia, terão os benefícios imediatamente cancelados.

Mais de 80% cancelados

Ao todo, cerca 530 mil devem passar pelo pente-fino nos auxílios-doença. Iniciado no ano passado pelo INSS, é focado em beneficiários que não passavam por perícia há pelo menos dois anos. Até o dia 14 de julho, 199.981 já foram chamados para a revisão.

4

Desses, 159.964, ou seja, 80% tiveram os benefícios cancelados pelos peritos do INSS. Eles consideraram que essas pessoas tinham condições de voltar ao trabalho. Outros 20,3 mil tiveram o benefício anulado porque não compareceram às perícias.

No RS, o percentual de cancelamentos foi ainda maior. De 31.434 benefícios revisados, 27.256 foram revogados, o equivalente a 86,7%. A ausência de convocados levou ao cancelamento provisório de outros 2.334 benefícios.

Uma moradora de Lajeado, que preferiu não se identificar, fazia parte desses índices. Depois de três anos recebendo o auxílio-doença, por imobilidade do braço esquerdo, ela teve o benefício cortado durante a revisão do INSS. Com comprovantes médicos, entrou na Justiça, e conseguiu reaver o valor há três meses. Para o marido, a maneira como o processo ocorreu demonstra a incoerência do governo no pente-fino. “Se ela não consegue mexer o braço, e o médico que acompanhou ela disse que está incapacitada, porque um perito pode dizer diferente? Será que depois de trabalhar tanto nós temos um problema de saúde e não temos o direito de sermos auxiliados?”, questiona.

Um total de 88.301 benefícios de auxílio-doença serão revisados no estado. A economia anual estimada com os cortes, até agora, é de R$ 469 milhões no RS.

Aposentadoria por invalidez

A partir deste mês, o serviço começará a chamar mais de um milhão de aposentados por invalidez, com até 60 anos. Os mais velhos ficarão de fora nessa primeira etapa. No RS, são 94.616, que devem ser convocados até setembro. O prazo para as revisões encerra em dezembro.

Agendamentos

• Consulte se é um dos convocados no site www.imprensanacional.gov.br;
• Caso esteja na lista, ligue para o 135, entre às 7h e 22h, e confira a data de sua perícia. De telefone fixo, a ligação é gratuita. Por celular, tem custo de ligação local.
• Compareça à perícia munido de atestados, laudos, receitas e exames. Cópias também são essenciais, caso algum documento deva ficar na agência.
• Aqueles que não puderem comparecer devem solicitar a uma pessoa de confiança que informe nas agências do INSS a impossibilidade. Ela deverá apresentar um documento do beneficiário.

Carolina Chaves: carolina@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais