“Não é orgulho, é sobre ter amor próprio”

Notícia

“Não é orgulho, é sobre ter amor próprio”

Vencedora da primeira edição do concurso Miss Brasil Plus Size, em 2012, a goiana Cléo Fernandes, hoje com 27 anos, serve de exemplo sobre a luta contra o preconceito em relação ao peso. • A mulher gordinha está mais valorizada?…

“Não é orgulho, é sobre ter amor próprio”

Vencedora da primeira edição do concurso Miss Brasil Plus Size, em 2012, a goiana Cléo Fernandes, hoje com 27 anos, serve de exemplo sobre a luta contra o preconceito em relação ao peso.
• A mulher gordinha está mais valorizada?
Com certeza. Uma quebra de padrões está acontecendo, mesmo que seja aos poucos. Ainda são supervalorizados padrões específicos de beleza como a magreza, mas isso tem se resumido à indústria.
• Qual a sensação de se sentir bela sem ter que esconder o corpo?
É maravilhoso, me sinto incluída no mundo, participante da sociedade. Posso me vestir e gostar do que vejo no espelho, estou liberta para tudo, ir à balada ou procurar emprego. Ser gordo pode parecer complicado, mas depende da ótica de cada um em relação a si próprio.
• E você, como se resume?
Tenho 115 kg e nada me atinge de forma definitiva. O grande problema sempre foi eu mesma, que me rejeitava quando adolescente. Naquela época, desenvolvi bulimia, por uma cobrança interna. Já aconteceu, depois de adulta, de um maquiador aparecer no camarim, me olhar de cima a baixo e perguntar “cadê a modelo?”. Mas isso não me atinge. Tenho um título de beleza e muitos espelhos em casa. O amor próprio é o antídoto contra o veneno do preconceito.
• Podemos sentir que sua autoestima é boa. Ela vem de uma autoafirmação?
Sim, me sinto muito bem. Sei que sou capaz de cumprir bem meu trabalho e conheço minha beleza. Ela oscila, é claro que tem dias que acordo mais para baixo, como toda mulher. A diferença é que achava ser incapaz de me sentir bela, e com a maturidade isso mudou.
• Qual é a parte boa e a parte ruim de ser um símbolo de beleza?
A boa é que as pessoas gostam de mim, se sentem representadas. A ruim é que alguns jovens pedem conselhos que nem sempre consigo dar. É muita responsabilidade inspirar alguém, falar sobre autoestima, mostrar que é possível viver feliz independentemente do que pesa na balança.
• Qual é o segredo para ser uma gordinha maravilhosa?
Sejam as “plus size” magras ou qualquer tipo de mulher: o segredo é se sentir bem. Buscar fazer o que gosta, cultivar uma energia positiva em tudo que realiza. Estar bonita por dentro transborda para fora.
• Alguma vez lhe faltou namorado?
Nunca faltou namorado, até sobrou (risos). Brincadeiras à parte, o peso nunca foi um empecilho…
• Saber que as gordinhas estão incluídas no universo da beleza lhe dá orgulho?
Dá mais orgulho ainda saber que os padrões de beleza estão mais flexíveis e as pessoas estão entendendo que lutar contra si mesmo nunca é a melhor escolha. Todo mundo pode ser belo, basta acreditar na sua essência.

Acompanhe
nossas
redes sociais