Jovens unem esforços para ajudar o Hemovale

Encantado

Jovens unem esforços para ajudar o Hemovale

Tribos na Trilha da Cidadania conscientiza sobre doação de sangue

Jovens unem esforços para ajudar o Hemovale
Encantado

Cerca de 400 alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini estão envolvidos em uma ação de doação de sangue. Os estudantes participam do Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania da ONG Parceiros Voluntários.

A iniciativa iniciou na escola faz três anos. São três grupos, um que abrange alunos da Educação Infantil até o 5º ano chamada tribo Quero Quero Mais; a tribo Biovida do 6º ao 9º ano e ainda a tribo Scala Cultural do Ensino Médio. A cada ano, cada tribo se propõe a realizar quatro ações.

A doação de sangue é a terceira iniciativa realizada este ano pela Tribo Scala Cultural. A ideia, segundo um dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, João Paulo Daltoé, 17, surgiu ainda em 2016, mas foi colocada em prática durante o ano. Assim, amanhã, 30 pessoas voluntárias sensibilizadas com a ação vão doar sangue no Hemovale em Lajeado.

“O nosso esforço e dedicação de pesquisar e se informar mais sobre o assunto não tem preço. O sentimento de carinho dos amigos e das famílias é indescritível”, comenta Daltoé. No início da atividade, a doação seria feita sem doador específico, mas ao longo da mobilização para encontrar doadores descobriu-se que o irmão de uma aluna da escola tinha feito cirurgia e precisava repor sangue no Hemovale. Assim a ação será em auxílio dessa pessoa.

conexão_02

Para a coordenadora do Programa Tribos em Encantado, Elisabete Bertella, esse trabalho rende muitos frutos. “Estamos desenvolvendo lideranças e cidadãos preocupados com nossa sociedade. Esses jovens saem do projeto com um olhar diferente, e com competências para conquistarem a construção de uma sociedade mais justa, solidária e participativa”, comenta.

Quem quiser fazer parte dos doadores devem contatar com o Instituto Monsenhor Scalabrini pelo 3751-1755 ou 3751-4517. A saída será às 6h30min em frente à escola.

Destaque 

A Parceiros Voluntários de Encantado destacou-se entre as cinco melhores da rede no estado, entre as 51 unidades. O motivo da distinção foi a mobilização feita pela coordenadora Elisabete para o programa Tribos.

Conforme Elisabete, o projeto tribos abrange 800 estudantes e professores de 12 escolas das redes municipal, estadual e particular de Encantado. A estratégia utilizada por ela tem como base o contato direto e frequente com as escolas e com as turmas, estimulando a criatividade, acompanhando as ações e dando visibilidade às iniciativas voluntárias dos estudantes.

A entrega do certificado de reconhecimento ocorreu em Porto Alegre, no dia 25, durante o 31º Encontro Estadual da Parceiros Voluntários. Elisabete também recebeu o certificado de Honra ao Mérito, por sua contribuição à rede que promove e estimula o voluntariado organizado.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais