Um passo importante na segurança

Editorial

Um passo importante na segurança

Usar a tecnologia para aprimorar os mecanismos de segurança é fundamental nos tempos modernos. Lajeado, faz alguns anos, tem mais de 20 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade. A insuficiência de efetivo da Brigada Militar deixou os…

Usar a tecnologia para aprimorar os mecanismos de segurança é fundamental nos tempos modernos. Lajeado, faz alguns anos, tem mais de 20 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade.
A insuficiência de efetivo da Brigada Militar deixou os equipamentos obsoletos, enquanto poderiam servir para melhorar investigações e estabelecer novas estratégias de policiamento ostensivo. Agora, iniciativa do governo municipal, em parceria com o comando da BM, busca melhorar o aproveitamento das câmeras.
Sete soldados aposentados foram chamados para atuar na central de monitoramento. Somam-se a um agente de trânsito para garantirem o serviço de manuseio das câmeras por 24h. O treinamento para os oito profissionais começou na segunda-feira.
[bloco 1]
A iniciativa conjunta é elogiável e alentadora. Inadmissível deixar na obsolescência um sistema de vigilância inteligente, instalado a altos custos pelo poder público. Usar os equipamentos disponíveis e aprimorar a qualidade, por meio de novos dispositivos tecnológicos, pode resultar em maior eficiência e qualidade no trabalho dos agentes de segurança.
Exemplos bem-sucedidos das mais variadas cidades do mundo apontam que o uso da tecnologia é fundamental para auxiliar o trabalho policial.
Ao passo que o serviço passa a ter profissionais atuando 24h por dia, alimenta-se a possibilidade de um aprimoramento das câmeras. As projeções do secretário Paulo Locatelli são otimistas, a citar a instalação de equipamentos com capacidade de proporcionar reconhecimento facial de suspeitos e criminosos, bem como de todas as placas que trafegarem onde tiver uma câmera.

Acompanhe
nossas
redes sociais