Renan Santos Lenz, que jogou nas categorias de base do Ceat/Bira de 2005 a 2007 e hoje é ala-pivô do Bauru, de São Paulo, foi convocado para a seleção adulta de basquete. Os 20 jogadores selecionados pelo técnico Cesar Guidetti iniciam os treinamentos para a disputa da Copa América, que ocorre de 25 de agosto a 3 de setembro, com sedes na Colômbia, Argentina e Uruguai.
Na Copa América, o Brasil está no Grupo A, que terá a sua disputa em Medellín, Colômbia, de 25 a 27 de agosto. Os demais integrantes da chave são: Colômbia, México e Porto Rico.
Para Lenz, a passagem pelo Ceat/Bira foi fundamental. “A minha passagem foi sensacional, foi onde aprendi a jogar basquete. Mas, mais importante, me tornei uma pessoa muito melhor graças aos ensinamentos do Xis e do Bira.”
Para Clairton Wachholz, o “Xis”, Lenz sempre foi muito dedicado. “Com apenas 15 anos, o Renan saiu do conforto da família, em Santo Ângelo, para morar sozinho em Lajeado e se dedicar ao basquete. Ele já sonhava em se tornar atleta e teve muita coragem para ir em busca desse sonho. Em quadra, sempre mostrou alta performance nos rebotes e um bom trabalho como pivô”, comenta o ex-técnico.