Governo implanta Serviço de Inspeção Municipal

Westfália

Governo implanta Serviço de Inspeção Municipal

Reunião com empresários do setor alimentício ocorre hoje

Governo implanta Serviço de Inspeção Municipal
Vale do Taquari

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove hoje, dia 1º de agosto, duas reuniões. Elas ocorrem na câmara de vereadores, junto à Prefeitura.

Às 8h, o encontro será para proprietários de estabelecimentos produtores de ovos. Às 10h, com atuantes na área de processamento de produtos de origem animal, como açougues, casas de carnes, fabricação de linguiça, salsichão, queijos e derivados.

As duas reuniões tratam a respeito da regulamentação, instalação e adesão ao SIM. Em ambas, haverá a participação da médica veterinária Fernanda Bonaldo Fett e solicita-se a presença de dois representantes por empreendimento.

Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Westfália, Vitor Cristiano Ahlert, é fundamental a participação dos estabelecimentos nas reuniões, pois órgãos estaduais exigem tais procedimentos. O motivo é que partir de abril de 2018, o Estado não disponibilizará profissionais para fiscalizar as agroindústrias e a responsabilidade passará a ser dos municípios.

“É uma corrida contra o tempo, para nossos estabelecimentos não serem prejudicados mais tarde”, observa o secretário. Neste mês, uma empresa de médicos veterinários foi contratada temporariamente para assessorar o município na implantação do SIM. A empresa atuará quatro horas semanais, durante quatro meses. Neste período, ela regulamentará e cadastrará empresas neste novo processo de inspeção.

Busca pelo Susaf

Daqui há seis meses, a intenção é implantar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). A adesão ao Susaf possibilitará a venda dos produtos em todo o Rio Grande do Sul, já que o SIM restringe a venda de produtos apenas no município. “Nossa intenção é agilizar esse processo”, menciona Ahlert.

A instalação do Serviço de Inspeção Municipal, aprovado pela Câmara de Vereadores em 29 de junho, atinge agroindústrias produtoras de ovos ou outros produtos de origem animal. Outra medida do governo municipal, é promover um concurso público para a contratação de um veterinário, que atuará 20 horas por semana. Este profissional ficará à disposição dos estabelecimentos. Todos que trabalham com produtos de origem animal deverão se adequar ao SIM.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais