Concorrência para coleta seletiva ocorre neste mês

Encantado

Concorrência para coleta seletiva ocorre neste mês

Norma prevê central de triagem no município

Concorrência para coleta seletiva ocorre neste mês
Encantado
oktober-2024

O governo municipal elabora o edital de licitação para implantar a coleta seletiva na cidade. Ainda não há data definida, mas a previsão é que em três semanas a concorrência pública seja aberta.

Serão feitas duas licitações, uma que contempla a coleta geral com o transporte do lixo orgânico, a qual deve ocorrer na próxima semana, e outra específica para coleta seletiva. O atual contrato vence em setembro.

Dentre os critérios previstos para a nova modalidade de coleta seletiva de lixo é a Central de Triagem dentro da cidade. Isso também será uma forma de gerar emprego e renda, alega o governo.

Conforme o secretário municipal da Fazenda, Luciano Moresco, uma equipe da administração participou de três reuniões com o Tribunal de Contas para buscar orientações de como fazer o processo. “É neste sentido que a Secretaria da Fazenda e o Departamento Jurídico estão trabalhando”, conta. O documento também é elaborado com ajuda de servidores da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente.

O edital da coleta seletiva também prevê a podas de árvores. A intenção é que a empresa vencedora da licitação faça esse serviço. As sobras poderão ser reutilizadas como material orgânico.

Em relação aos depósitos irregulares é outro aspecto que será contemplado no processo licitatório, conforme o secretário. Para ele, a situação dos catadores e dos locais onde eles armazenam os materiais recolhidos é um problema que se tenta resolver há anos.

Moresco enfatiza ainda que a implantação da coleta seletiva, além do lixo ter destinação correta, também poderá abater do valor mensal de recolhimento dos resíduos produzidos no município.

Os entulhos, ou seja, resto de móveis e materiais de construção, por exemplo, será outro aspecto a ser debatido e reorganizado na cidade.

[bloco 1]

Quantidade

O município gasta em média R$ 150 mil por mês no recolhimento de lixo.

O gasto é de R$ 0,40 por quilo de lixo produzido. “Temos que fazer um melhor reaproveitamento do lixo, para que vá para o aterro a menor quantidade possível”, salienta Moresco.

A produção de lixo em Encantado varia de 350 a 400 toneladas por mês.

Hoje, o recolhimento do lixo é feito pela Conesul, empresa terceirizada. Ela realiza o trabalho há mais de 20 anos em Encantado.

Todos os resíduos produzidos são levados para o aterro sanitário de Minas do Leão.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais