Reforma gráfica marca os 15 anos do A Hora

Vale do Taquari

Reforma gráfica marca os 15 anos do A Hora

Além de inaugurar novo projeto visual, edição inclui encarte comemorativo com 96 páginas

Reforma gráfica marca os 15 anos do A Hora
Vale do Taquari
oktober-2024

Em comemoração ao aniversário de 15 anos, o A Hora presenteia os leitores com uma nova identidade visual. Inaugurada hoje, a reforma gráfica do jornal impresso amplia o conteúdo disponível nas páginas e oferece mais pluralidade e dinamismo.

Além da nova identidade visual, a edição temum encarte comemorativo. São 96 páginas que abordam, além da história do periódico, conceitos sobre jornalismo, o futuro da comunicação e da gestão de marcas.

De acordo com o diretor de Conteúdo do A Hora, Fernando Weiss, a reforma gráfica atualiza e inova o layout das páginas, inalteradas desde 2010. Segundo ele, o design apresentado é fruto do trabalho desenvolvido pelos diagramadores e arte-finalistas Fábio Costa e Guilherme dos Santos.

Segundo Costa, o trabalho demonstrou a necessidade de adaptação às melhorias e exigências do mercado, sem descaracterizar o foco do veículo no Vale do Taquari.

Encarte especial

De acordo com o diretor de Conteúdo do A Hora, o caderno em comemoração aos 15 anos da empresa vai além de apenas contar a história do jornal. Segundo ele, o Vale do Taquari e os leitores são a principal matéria-prima do caderno.

Constam na publicação as evoluções, conquistas e perdas regionais ao longo desta década e meia, assim como as reportagens mais impactantes do período. “Identificamos as mazelas que nos perseguem e as características que nos diferenciam das demais regiões.”

Conforme Weiss, o futuro do jornal e da comunicação será abordado por meio de entrevistas, reflexões e projeções. Foram consultados jornalistas de renome, donos de veículos de comunicação, publicitários, anunciantes e leitores.

“Também abordamos o valor das marcas e a estratégia para aproveitar as oportunidades e desafios da revolução tecnológica”, ressalta. Todo esse conteúdo está condensado nas 96 páginas da publicação especial.

Equipe nas ruas

Na manhã deste sábado, 29, os funcionários do A Hora promovem uma ação de relacionamentos com a comunidade das principais cidades do Vale do Taquari. Grupos distribuirão a edição especial em comemoração aos 15 anos nas áreas centrais de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Santa Clara do Sul, Teutônia, Taquari e Boqueirão do Leão.

A ação inicia a partir das 9h e se estende até próximo do meio dia. Além de apresentar a edição, os colaboradores também irão interagir com os leitores e interessados em saber mais sobre o trabalho desenvolvido no jornal.

Logomarca e slogan
A nova logomarca fica ainda mais imponente, com a tonalidade de azul mais intensa. A agência WO Design chegou a este resultado mediante técnicas de neuromarketing, com a participação de leitores do jornal.
De Compromisso com o Vale do Taquari, passou para Compromisso com o Leitor. A mudança atende ao rompimento das fronteiras da região a partir da revolução tecnológica, contemplando os leitores, maioria filho do Vale, que estão em outras regiões do Estado ou país.
Capa
Variação entre as capas do fim de semana com os dias da semana é uma das inovações. Enquanto de terça a sexta-feira, o layot é mais rígido, no sábado e domingo, o entretenimento e o conteúdo mais descontraído ganha destaque do topo da capa, deixando a página com visual mais leve.
Chamadas para as colunas de opinião também passam a ocupar espaço fixo e diário.

Página 2
Enaltecer uma das ferramentas jornalísticas mais tradicionais e aprazíveis – a entrevista pingue-pongue – a página 2 ganha um acréscimo diária, que divide espaço com a opinião do jornal expressada no editorial.
Colunas
O novo desenho das páginas de opinião permite mais conteúdo e melhor ocupação do espaço. Também inova com colunas em sentido vertical ou de meia página. A ideia é ampliar o espaço de opinião, atendendo ao conceito da pluralidade.

04_AHORA

Passo a passo / Páginas internas

Títulação. Diferentes tamanhos e formatos de títulos estabelcem maior variação entre as páginas. Além disso, permitem criar diferentes estímulos para atrair a leitura.

Fontes. Mudança na fonte dos textos permite até 30% a mais de conteúdo nas páginas. Entrelinhas e entreletras mais compactado viabiliza melhor ocupação dos espaços e contempla mais notícias por página.

Assinatura das matérias. Repórteres passam a assinar todo conteúdo produzido, com o respectivo e-mail, afim de estabelecer uma relação mais direta e próxima com o público leitor.

Humanização. Espaços estratégicos no decorrer das páginas serão ocupados por fotos, ainda que de tamanho reduzido, para entrevistados, cases, fontes. A intenção é promover mais vida às páginas, enaltecendo a humanização no conteúdo jornalístico.

Elementos gráficos. Reportagens extensas, com maior ocupação nas páginas terão acréscimo de ilustrações e infográficos, afim de facilitar a leitura dinâmica e melhorar o aspecto visual das páginas. Os blocos com cor de fundo foram abolidos para deixar as páginas menos carregadas, priorizando as fotos e os textos.

Para entender. Trata-se de um bloco com três ou quatro tópicos que traduzem uma síntese da reportagem publicada. Além de facilitar a leitura, permitem compreensão mais rápida e abrangente sobre o tema em questão.

Acompanhe
nossas
redes sociais