Os 18 anos do curso de Direito da Univates

Opinião

Os 18 anos do curso de Direito da Univates

O curso de Direito teve a instalação autorizada no Centro Universitário Univates no dia 6 de julho de 1999, sendo que no dia 26 daquele mês começaram as aulas das duas primeiras turmas, uma no diurno e outra no noturno. Portanto, estamos completando 18 anos de existência.
Diversos fatos ocorreram antes e durante este período de conquista da maioridade. Como coordenadora da implantação do curso na época e também como a primeira coordenadora do Direito até a formatura da primeira turma e depois continuando na docência, lembro-me bem de que com o apoio institucional, com as coordenações e os professores que se seguiram, com as parcerias de entidades privadas e públicas, muito esforço foi e está sendo empreendido para a concretização do desejo de várias pessoas cursarem Direito no Vale do Taquari, com repercussão profissional efetiva e além fronteiras da região.
Atualmente, dentre as muitas atividades de acadêmicos e professores, se sobressaem as iniciativas de internacionalização, com a 1ª Competição Univates de Direitos Humanos, organizada pela Coordenação do Curso, professores Marta Piccinini e Júnior Willig, com a colaboração dos professores Renato Hilgert e Fernanda Marders, realizada no primeiro semestre deste ano. O primeiro lugar ficou com Vinícius Christ e Cristian Weber, que representarão a instituição na 23ª edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na American University Washington College of Law (Washington, Estados Unidos) em 2018. Já as alunas Andrea Haetinger dos Santos e Aline Becker Delwing irão para Mendoza, Argentina, no evento Cuyum – Competencia Internacional de Derechos Humanos, na Universidad Nacional de Cuyo, que ocorre em novembro.
A partir deste ano, o nosso curso também faz parte da Rede Latinoamericana de Faculdades e Escolas de Direito, cuja associação é formada por cursos de Direito de países da América Latina e possibilita a ampliação de relações institucionais com universidades estrangeiras. Ainda se destacam outras viagens de estudos de alunos e professores dentro e fora do nosso estado; titulação de doutorado de professores, cursos de pós-graduação e de educação continuada diferenciados, como forma de proporcionar atualização e novos conhecimentos a interessados numa sociedade em constante evolução.
O curso passa por frequentes aperfeiçoamentos no projeto pedagógico; tem escritório do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), coordenado pela professora Alice Schmidt, em que alunos, tanto do Direito quanto da Psicologia, atendem a população carente da Comarca de Lajeado, fazendo um trabalho importante, inclusive na abordagem da violência doméstica e familiar por meio da Lei Maria da Penha; egressos trabalhando como advogados após passarem no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o projeto Interfaces, coordenado pela professoa Bianca Bertani, com o envolvimento de cursos e alunos do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), que realizam inúmeras ações de discussão e prática humanística, estética e cultural na comunidade regional; egressos passando em concursos públicos ou trabalhando em inúmeras outras atividades profissionais neste estado e também fora dele. Segundo o Banco de Dados Regional, são 1.048 bacharéis que já terminaram a graduação nestes 18 anos, mais 55 formandos deste semestre, cuja formatura será no dia 5 de agosto.
Portanto, neste mundo repleto de inovações tecnológicas e de incertezas políticas e econômicas diárias, em que se observa que os desafios das famílias, das instituições de ensino, do mercado de trabalho, das organizações e do poder público em geral estão se tornando cada vez mais complexos nesta sociedade, agradecem-se os apoios e cumprimentam-se os alunos formados, os atuais acadêmicos, os coordenadores e professores que já trabalharam e os que continuam trabalhando no Curso de Direito da Univates, pela conquista da maioridade do Curso, e que, mesmo com os enormes desafios que se apresentam cotidianamente, todos os envolvidos se mantenham firmes na continuidade da missão social de defesa da cidadania, da justiça e da ética.
Beatris Francisca Chemin, professora do curso de Direito

Acompanhe
nossas
redes sociais