MEC concede título de universidade à Univates

Lajeado

MEC concede título de universidade à Univates

Decisão facilita acesso a verbas para pesquisa

MEC concede título de universidade à Univates
Lajeado

O Ministério da Educação publicou ontem portaria que altera o status da Univates de centro universitário para universidade. A mudança na titulação coloca a instituição em um grupo de cerca de 200 organizações de Ensino Superior no país, das quais cem são universidades públicas.

De acordo com o reitor Ney Lazzari, a principal alteração será justamente em relação à relevância da instituição. Lembra que a partir de agora os alunos formados na Univates receberão diploma com a assinatura de uma universidade, não mais de um centro universitário.

“Entramos para um seleto grupo de cidades e regiões a ter uma instituição de ensino com essa titulação”, aponta. Conforme o reitor, a mudança de status não representará aumento de custos nas mensalidades dos alunos.

Para o reitor, título concretiza o sonho dos líderes que fundaram a instituição

Para o reitor, título concretiza o sonho dos líderes que fundaram a instituição

Segundo ele, para alcançar o reconhecimento do governo federal, a Univates precisou cumprir uma série de requisitos, como manter um número mínimo de doutores em seus quadros acadêmicos para qualificar a pesquisa e oferecer, entre os cursos de pós-graduação stricto sensu, pelo menos quatro mestrados e dois doutorados.

Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da universidade, Júlia Barden ressalta que a titulação não altera os custos para manter a instituição. Segundo ela, mesmo antes da mudança, a Univates já mantinha a estrutura exigida para garantir o status.

Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Maria Madalena Dullius alega que a nova classificação permitirá maior acesso aos editais de incentivo à pesquisa científica, além de possibilitar uma aproximação ainda maior com instituições internacionais.

Vitória em Brasília

No início do mês, representantes da Univates estiveram na Capital Federal onde acompanharam plenário do Conselho Nacional de Educação que emitiu o parecer final sobre o processo. Conforme Lazzari, a universidade recebeu muitos elogios dos conselheiros, que confirmaram a titulação.

Conforme portaria publicada pelo MEC, a Univates deverá cumprir uma série de metas descritas no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Estatuto. Entre elas, está a de manter a articulação entre as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, de forma a atender as demandas dos diferentes segmentos da sociedade civil oferecendo cursos de formação.

07_AHORA

“Não teremos alteração na mensalidade, o que muda é o status”

A Hora – O que muda com a classificação da Univates como universidade? Haverá alguma consequência para os alunos, como aumento de mensalidades?

Ney Lazzari – O que muda é que o título do diploma sai de uma universidade, não mais um centro comunitário. Não teremos alteração na mensalidade, o que muda é o status. Uma universidade instituição universitária vive de dar títulos de graduação, pós-graduação, mestre e doutor. Da mesma forma, a organização pode ser uma faculdade, um centro universitário e uma universidade. É esse status que muda, efetivamente. Em todo o Brasil temos em torno de 200 universidades e mais de duas mil instituições de Ensino Superior. Menos de 10% têm o título de universidade. Dessas 200, cem são públicas, estaduais ou federais. Sobram 95 universidades privadas e comunitárias, que é o nosso caso. Entramos para um seleto grupo de municípios e regiões do país.

Como ocorreu esse processo de transformação da instituição?

Lazzari – Quando nos anos 1960 os líderes regionais sentavam para avaliar o Ensino Superior, no imaginário deles, estava a construção de uma universidade. Esse é um projeto de 47 anos que existe desde o surgimento da instituição. Hoje superamos uma etapa sonhada pelas gerações anteriores. Nos últimos anos, a instituição construiu esse título organicamente. Fomos passo a passo implantando os mestrados, os doutorados, aumentado a pesquisa e cumprindo com outras exigências dentro do que nós queríamos. O processo de transformação mesmo foi protocolado em dezembro de 2014. Nestes dois anos e meio, o MEC nos visitou duas vezes, estivemos algumas vezes em Brasília e fomos cumprindo todas as etapas. A publicação no Diário Oficial foi a última etapa.

Quais são os projetos que a universidade pretende implementar para o futuro a partir dessa conquista?

Lazzari – Temos como grandes objetivos a consolidação do Tecnovates como integração da universidade com a pesquisa que é pertinente para sua região e que dá retorno para os nossos municípios. Também vamos entrar com força no ensino a distância. Esses são nossos dois projetos de curto prazo. Agora é o momento de olhar para trás, olhar o que fizemos para comemorar e celebrar essa conquista e assim ganhar fôlego para enfrentar o que temos de novo pela frente.

Acompanhe
nossas
redes sociais