Grupo de jovens protesta contra restrições

Cruzeiro do Sul

Grupo de jovens protesta contra restrições

Recentes proibições para uso de locais geram protesto por parte dos adolescentes

Grupo de jovens protesta contra restrições
Vale do Taquari
oktober-2024

A instalação de placas proibindo o estacionamento de veículos no entorno da Praça Dona Laura, no centro, vem gerando polêmica entre integrantes do governo municipal e alguns frequentadores. A medida proíbe que carros permaneçam naqueles locais entre meia-noite e 5h. Para alguns, uma forma de censurar a diversão dos boêmios. Para outros, uma maneira de garantir sossego aos moradores e limpeza da área.

De acordo com o secretário de Planejamento, Israel Mocellin, foram “inúmeros” pedidos e reclamações encaminhadas à prefeitura. A proibição iniciou no sábado, 22. “Toda segunda e terça-feira chegavam inúmeras queixas por perturbação da ordem e excesso de sujeira e barulho. Fomos obrigados a tomar uma atitude”, revela.

Segundo ele, não se trata de uma punição a todos os jovens da cidade, mas, sim, aos maus frequentadores da praça. “Infelizmente, os bons sempre acabam pagando pelos ruins. Infelizmente boa parte não conseguia respeitar. Colocavam som alto nos carros, e deixavam muitas garrafas de bebidas e tocos de cigarro. Imagina, as crianças no outro dia tinham que brincar em meio a isso”, reclama o secretário.

Além disso, Mocellin conta que foram registrados furtos e depredações na área, principalmente dentro dos banheiros públicos da praça. “Já levaram e quebraram algumas torneiras. E isso tudo é dinheiro do contribuinte”, ressalva. Hoje, o governo municipal precisa disponibilizar um funcionário para atuar apenas na limpeza do local. “Fizeram até um churrasco em meio às flores recém-plantadas”, reclama.

O secretário faz questão de ressaltar o objetivo da medida. Segundo ele, o governo não está proibindo o acesso – mesmo entre meia-noite e 5h – da população ao espaço público. “Estamos proibindo os carros de som naquele local. Foi a única forma que verificamos ser possível de inibir o desrespeito”, completa.

Parque também foi fechado

Desde março, comenta Mocellin, o Parque Poliesportivo também passou a ficar fechado durante a madrugada. No complexo público de lazer, o horário é ainda mais intenso: o fechamento ocorre a partir das 23h. Segundo ele, tráfico de drogas, tentativa de homicídio, barulho, sujeira e baderna foram algumas ocorrências registradas no local. “Na época, os jovens vieram reclamar da medida. Conversamos, e eles entenderam”, resume o secretário.

Opiniões na internet

“Eu hoje não saio à noite! Mas quando era jovem gostava sim de sair com amigos e ficar conversando. E nem por isso fui vergonha para meus pais. Os jovens não podem sair à noite Por que?” – Janair Silva

“É que sair para aproveitar, beleza, mas hoje alguns destes jovens, alguns, não todos, saem para baderna e os bons pagam pelos ruins.” – Alcemir Poletto

“Tem que proibir mesmo, tem muitos que vão e estragam as coisas e ainda deixam um monte de lixo no chão e ficam debochando dos caras que limpam”. – Argel Rosa

Acompanhe
nossas
redes sociais