Obra da ponte na ERS deve iniciar segunda

Lajeado

Obra da ponte na ERS deve iniciar segunda

Nova projeção parte do secretário de Obras

Obra da ponte na ERS deve iniciar segunda
Lajeado

A novela sobre a duplicação da ponte na ERS-413 persiste. Ontem, o secretário de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Cassiano Jung, confirmou que o canteiro de obras para início dos trabalhos será montado na próxima segunda-feira. Segundo ele, a promessa foi feita por representantes da empresa Premold e do próprio Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

O imbróglio já dura mais de dez anos, mas teve novas movimentações em 15 de abril, quando o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, veio a Lajeado assinar um documento simbólico de início das obras.

Desde então, apenas alguns serviços de aterro foram feitos pela administração municipal, e um poste de energia foi retirado pela Certel. Após isso, houve divergência de valores entre Daer e a empresa. Segundo informações do chefe do setor de projetos especiais da prefeitura, Isidoro Fornari, a diferença seria inferior a R$ 40mil.

Ontem, conforme Jung Daer e empresa chegaram a um consenso. Antes disto, o vereador, Mozart Lopes (PP), chegou a propor, em plenário, que tal diferença financeira fosse custeada com recursos do município. No entanto, de acordo com o secretário da Seosp, não foi necessário.

“Estive com o Daer e com a Premold no local das obras. Previsão é iniciar na próxima segunda-feira. Vamos ver. As duas partes me disseram que não restava mais nada. Apenas iniciar”, confirma Jung. A reportagem não conseguiu contato com a estatal e com a empresa contratada.

Detalhes da obra

O trecho na ERS-413 é um dos principais acessos aos bairros São Bento e Moinhos Dágua, além de ser a principal entrada para quem vai à Santa Clara do Sul. Desde 2002, quando a ERS-413 foi asfaltada, autoridades políticas prometem construir a segunda passagem n pomte, hoje em pista única.

A duplicação custará R$ 870 mil aos cofres do Estado. O governo de Lajeado fará as duas cabeceiras, e serviços de aterro. Uma nova ponte será construída ao lado da antiga, com 30 metros de comprimento, por 5,10 metros de largura, suficientes para suportar um peso de até 40 toneladas. A passagem antiga será reforçada.

Acompanhe
nossas
redes sociais