Expedição Avicultura visita a cooperativa Languiru hoje

Teutônia

Expedição Avicultura visita a cooperativa Languiru hoje

Projeto técnico-jornalístico percorre seis estados e cidades

Expedição Avicultura visita a cooperativa Languiru hoje
Teutônia

A cooperativa Languiru recebe hoje a visita da Expedição Avicultura. O projeto técnico-jornalístico está na quarta edição  e percorre as principais cidades produtoras de frango do país. A iniciativa é idealizada pelo Núcleo de Agronegócio do Jornal Gazeta do Povo.

Nesta semana, o grupo está no  estado e confere o trabalho desenvolvido em Teutônia, Salvador do Sul e Porto Alegre. A cidade foi escolhida por sediar uma das maiores cooperativas de aves, a Languiru, e por estar em uma das regiões com maior produção do segmento.

O Vale do Taquari é responsável por cerca de 30% da produção de frangos do estado. Dados do IBGE mostram que nos últimos anos a produção de frango de corte cresceu mais de 65%. Os números são resultado dos incentivos oferecidos pelas administrações municipais, proximidade do produtor com a indústria, oferta de crédito e as novas tecnologias.

O projeto

O objetivo da equipe é sair a campo para fazer um novo diagnóstico da cadeia produtiva do frango no Brasil. Para isso, serão feitas visitas a granjas, indústrias, terminais de distribuição e portos.

Nesta edição do projeto, os roteiros contemplam os estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Os seis estados respondem por mais de 84% da produção de carne de frango brasileira, segundo dados do IBGE referentes a 2016.

A Região Sul é uma das maiores produtoras de aves. Os três maiores produtores, Paraná, Santa Catarina e RS, embarcaram mais de 3,2 mi toneladas de frango em 2016 – quase 75% do total nacional, que alcançou 4,3 mi toneladas.

Segundo o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira, a proposta é discutir distribuição de renda e desenvolvimento econômico dentro e fora da porteira, debatendo abastecimento, segurança alimentar, consumo, gourmetização e agroeconomia.

Acompanhe
nossas
redes sociais