Município atualiza inspeção sanitária

Roca Sales

Município atualiza inspeção sanitária

Intenção é vincular serviço ao sistema estadual e possibilitar venda para todo o RS

Município atualiza inspeção sanitária
Vale do Taquari

O prefeito Amilton Fontana assinou o decreto que regulamenta o Serviço de Inspeção Sanitária. A normativa foi atualizada com base na legislação estadual e federal.

A fiscalização fica a cargo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O departamento está vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento.

A inspeção sanitária observa as condições higiênico-sanitárias a serem obedecidas pelos matadouros, indústrias e estabelecimentos que se dediquem ao abate, industrialização de produtos de origem animal destinados ao comércio municipal. A cidade conta com dois frigoríficos, uma agroindústria de embutidos e uma de aves. Um abatedouro de peixes está em processo de legalização.

[bloco 1]

Conforme a médica-veterinária do SIM, Camila Canepele, a intenção é adequar os estabelecimentos com a intenção de conseguir a adesão no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). “Com o Susaf, as empresas têm a possibilidade de comercializar produtos em outras cidades gaúchas. Outro benefício é o aumento do retorno de impostos”, enfatiza.

Na semana passada, o Serviço de Inspeção Municipal solicitou uma visita de orientação do órgão responsável pelo Susaf. Além disso, está sendo feita a triagem de todas as empresas para se ajustarem ao novo decreto, e estabelecimentos elaboram os manuais de boas práticas. Também são realizadas análises da água e dos produtos.

Susaf

Ao todo, 21 municípios têm a certificação. Do Vale são quatro (Encantado, Nova Bréscia, Taquari e Lajeado.) No RS, dos 497 municípios, 229 solicitaram ingresso no Susaf.

Acompanhe
nossas
redes sociais