Projeto incentiva a produção intelectual

Vale do Taquari

Projeto incentiva a produção intelectual

Alunos de escolas estaduais protagonizaram tarde de atrações na Monsenhor Seger

Projeto incentiva a produção intelectual
Vale do Taquari

A escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger, de Travesseiro, se tornou um palco para atrações culturais, como dança, música e teatro. A programação ocorreu nessa quarta -feira. O destaque foi a exibição dos curtas-metragens produzidos por grêmios estudantis. A iniciativa partiu da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o objetivo de destacar o protagonismo juvenil. Participaram as escolas Guararapes, de Arroio do Meio; Vidal de Negreiros, 20 de Maio, Estrela e IEE Estrela da Manhã, todas de Estrela; Presidente Castelo Branco, de Lajeado; João de Deus, de Cruzeiro do Sul; Nossa Senhora de Assunção, de Taquari; e Pedro Albino Müller, de Sério, além da escola anfitriã.

A proposta foi lançada aos alunos em agosto do ano passado. A ação também promove o intercâmbio entre estudantes, professores e escolas, promovendo debates e reflexões em torno da construção de conteúdos dos vídeos. Os alunos da Guararapes, por exemplo, fizeram uma espécie de documentário, falando sobre uma parada de ônibus próxima à escola. Na obra, de pouco mais de quatro minutos, eles mostraram as deficiências do ponto de ônibus, como a falta de iluminação e o pouco espaço coberto. Para tanto, entrevistaram ex-presidentes do grêmio da escola, comprovando que o problema é antigo.

Os estudantes da Vidal de Negreiros optaram por fazer uma produção fictícia, voltada à trajetória escolar, aberta com uma paródia da poesia E Agora, José?, de Carlos Drummond de Andrade. E teve quem aproveitou para mostrar a rotina e os projetos desenvolvidos na própria escola, como a 20 de Maio.

[bloco 1]

Toda a produção foi conduzida pelos grêmios, com acompanhamento de um professor coordenador. Além da equipe que trabalhou no filme, outros alunos se preparam para produzir diversos tipos de apresentações artísticas.

A coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder, lembrou que nestes oito meses à frente da coordenadoria se surpreende cada vez mais com apresentações como as que encontrou em Travesseiro. “Educação se faz com emoção.”

O promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, manifestou que na sua profissão é acostumado a trabalhar com conflitos e que eventos como o apresentado são incentivos para seguir lutando para melhorar a sociedade. Também estiveram presentes Beto Fantinel, representando o governo do Estado, Ricardo Bacci, diretor do Departamento de Políticas para Juventude do RS, Jardel Martins, representando a Brigada Militar, secretários municipais, direção de escolas, conselho escolar e Conselho Tutelar.

Com o sucesso da primeira edição, a coordenadoria já se movimenta para lançar uma nova edição.

Acompanhe
nossas
redes sociais