Vila Italiana relembra a história da imigração

Encantado

Vila Italiana relembra a história da imigração

Espaço foi montado em frente à Casa de Cultura

Vila Italiana relembra a história da imigração
Encantado

O município se prepara para mais uma edição da Semana da Imigração Italiana. Nessa terça à tarde, a equipe da Secretaria da Educação, responsável pela programação, finalizou a montagem da Vila Italiana.

O espaço situado em frente à Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude ficará à disposição da comunidade para visitação até o dia 25, período em que ocorrem as atividades alusivas à semana.

Uma carroça com alimentos típicos cultivados pelos primeiros imigrantes, uma réplica de uma bodega, de uma escola e de uma igreja, mesas e cadeiras antigas, garrafões de vinho e uma videira são alguns dos atrativos.

Uma cerca de pau a pique, como o usado pelos primeiros imigrantes para criarem os animais domésticos como galinhas e porcos também foi construída.

[bloco 1]

A fonte em frente à Casa de Cultura ganhará a cor do vinho, relembrando a bebida típica dos italianos. Além disso, bancos de madeira, parecidos com os utilizados pelos antigos moradores, serão instalados na Vila para as pessoas sentarem.

Conforme a professora de História e diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves, Marinês Bonatto, responsável pela decoração, o projeto foi construído pensando no período de meados de 1800. Época da chegada dos primeiros imigrantes italianos. “Tentamos reproduzir o estilo de vida dos primeiros moradores de Encantado. As principais construções e pontos de encontro do vilarejo eram a igreja, a escola e a bodega”, diz.

A secretária de Educação, Neide Graciola, enfatiza que a intenção da criação da Vila Italiana foi renovar a programação trazendo um atrativo diferente. “A ideia foi inovar o trabalho pensando na educação e na cultura. Queremos passar para as crianças a história viva e resgatar os valores como fé, união e mostrar a qualidade de vida que tinham na época em meio à natureza, produzindo os próprios alimentos”, destaca.

[bloco 1]

Dee hoje até o dia 25, nos turnos da manhã e tarde, grupos de idosos contarão histórias para as crianças. O objetivo é proporcionar aos mais jovens acesso a brinquedos antigos e integrar as duas gerações de forma que os idosos contem como era a vida anos atrás.

Tombo da polenta gigante

Um dos momentos mais esperados será o tombo da polenta gigante com um grupo da cidade de Rio do Oeste (SC). O evento ocorre no domingo, no Salão Comunitário Santo Agostinho, a partir das 12h. Será servido almoço típico ao valor de R$ 30 por pessoa com direito à polenta e a bufê de sobremesas.

Após o almoço, Ildo Paris e banda animam o público com um show que mistura música e humor.

Acompanhe
nossas
redes sociais