Polícia prende cinco criminosos após tentativa de assalto

Encantado

Polícia prende cinco criminosos após tentativa de assalto

Quadrilha invadiu uma joalheria do centro na manhã de ontem

Polícia prende cinco criminosos após tentativa de assalto
Encantado
oktober-2024

Um assalto ontem, por volta das 8h30min, gerou tensão. Três homens armados renderam funcionários, proprietários e clientes da Relojoaria e Ótica Cima, na rua Padre Anchieta.

A ação durou cerca de 20 minutos. Assim que os criminosos entraram no estabelecimento, o dono se trancou no banheiro e ligou para a Brigada Militar. Em seguida, dois policiais se deslocaram ao local.

Ao perceber a presença deles, começou a troca de tiros. Em um restaurante próximo, três policiais da reserva tomavam café e ouviram os disparos.

Eles foram até o local para dar suporte aos colegas. “Percebemos um tumulto no centro. Pessoas correndo e gritando que estava acontecendo um assalto”, disse um dos brigadianos da reserva. “Como eu estava desarmado, a gente tentou dar apoio aos colegas não nos colocando em risco e os auxiliando para o êxito da operação”, relata.

Ainda segundo o policial, há um ano e meio aposentado, o auxílio foi automático. “Está no sangue, mesmo estando aposentado, a vivência e a ação militar nos fizeram dar apoio. Nossa maior realização como policial é não ver ninguém ferido. A nossa comunidade merece toda a nossa dedicação”, ressalta.

Três ladrões foram presos na joalheria. Na sequência, polícia encontrou mais dois

Três ladrões foram presos na joalheria. Na sequência, polícia encontrou mais dois

Também vieram em apoio um policial civil e um reforço da BM de Arroio do Meio. Após a troca de tiros, um dos criminosos pegou uma refém e a usou como escudo. Em seguida, o criminoso entrou na loja e liberou duas reféns.

Uma delas disse que os criminosos se entregariam. Assim começou a negociação. Dois saíram primeiro e foram algemados. O terceiro, mais velho e que apresentava mais liderança, relutou, mas se entregou também.

Os três foram levados à delegacia e no fim da tarde foram encaminhados ao Presídio Estadual de Encantado.

Presos

Jonatan de Souza Dutra, 21; Lucas Pedrozo dos Santos, 19; Leonardo Prates Pinheiro, 39; Julio Meldrin de Oliveira, 22; Luciano Porto de Souza, 41;

[bloco 1]

Armas apreendidas

Três revólveres, um de calibre 38 e dois de calibre 32, estavam com os bandidos.

O capitão da BM de Encantado, Marcos André Cíceri, avalia o aumento da criminalidade como uma consequência do sistema penal ineficaz para combatê-la. “A nossa lei precisa ser revista. Isso é uma consequência natural de uma legislação branda que não satisfaz a segurança necessária à nossa sociedade”, lamenta.

Cíceri também alerta a comunidade para avisar a BM quando perceber movimentação estranha de pessoas e veículos de fora. “Essas informações às vezes nos levam a bandidos ou a evitar algumas ações criminosas”, salienta.

Apreensões

Durante a manhã de ontem, um Ford Fiesta foi abandonado na rua Alegrete, no bairro Planalto. O carro havia sido roubado, estava com as placas clonadas e sendo usado pelos bandidos.

O grupo era formado por mais dois homens. Eles haviam deixado os três assaltantes com o veículo no centro. Como a polícia frustrou o crime, os cúmplices fugiram e abandonaram o carro.

Os dois se dirigiram para uma casa na rua Relvado. No local, a Polícia Civil e a BM prenderam os dois suspeitos: Julio Meldrin de Oliveira, 22, dono da casa, e Luciano Porto de Souza, 41. Ambos com passagens pela polícia.

No local, também estavam as mulheres de Oliveira e Dutra. Elas foram ouvidas e liberadas. A polícia encontrou maconha, celulares e toucas ninjas. Também conforme informações da polícia, os criminosos estavam desde sábado na casa, que serviu de local para o planejamento do crime.

Acompanhe
nossas
redes sociais