Oposição cobra eficiência das contratadas

Estrela

Oposição cobra eficiência das contratadas

Falhas em projetos colocam em descrédito empresas de assessoria jurídica

Oposição cobra eficiência das contratadas
Estrela

Os vereadores Norberto Fell (PPS) e Volnei Zancanaro (PV) cobraram mais eficiência das empresas que prestam assessoria jurídica ao município. Segundo eles, um dos projetos que tramitava na casa apresentava inconsistências. Devido às lacunas existentes, o texto foi retirado para reformulação.

De acordo com Fell, cerca de seis empresas prestam assessoramento jurídico a diferentes setores do governo. “Todas essas assessorias que prestam serviços não conseguiram dar segurança e impedir os fatos trazidos pela imprensa (fraude com recolhimento de lixo). Como uma equipe especializada não impediu esse tipo de problema?”, questionou.

Essa foi a única manifestação relacionada à prática de crime contra a ordem econômica, envolvendo a contratação emergencial de serviços de recolhimento de lixo feita na câmara.

Balanço de governo

O prefeito Rafael Mallmann fez um balanço dos seis primeiros meses de gestão durante a sessão de ontem. O levantamento foi feito por setores e alguns comparativos levaram em consideração dados da gestão passada. Quanto ao orçamento, houve um crescimento de mais de 60% desde 2013.

A educação foi um dos pontos de destaque. Desde 2013, o município reduziu o déficit na Educação Infantil. Enquanto em 2013 eram 596 alunos à espera de uma vaga, neste ano, 181 estão na lista.

A expectativa é zerar o déficit a partir da cedência da Escola Estadual Madre Branca pelo Estado e a implantação do serviço em Arroio do Ouro. “Atendemos 70% de crianças de até 3 anos. A meta até 2024 era atender 50%. Ultrapassamos a meta ainda neste ano.”

O município também faz várias ações para deixar a Brigada Militar cuidando apenas do policiamento ostensivo. “Estamos concursando fiscais de trânsito para tirar a Brigada das ocorrências ligadas aos acidentes de trânsito. Com isso, vai deixar a brigada trabalhando na prevenção de crimes.”

[bloco 1]

Proteção aos animais

Os vereadores aprovaram dois projetos de lei que fortalecem ações voltadas a proteção dos animais. Um deles cria o Fundo Municipal de Proteção e Bem Estar Animal (Funprobem).

A proposta tem a finalidade captar recursos para financiar, manutenção, investimento e expansão das ações e projetos da área. A verba também poderá ser usada como implemento do controle populacional e em medidas de prevenção de zoonozes.

Segundo justificativa, o projeto criar uma nova cultura na formulação de políticas públicas de proteção e bem estar dos animais.

Também foi aprovada a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA). O objetivo do grupo será propor e acompanhar ações, incentivar a guarda responsável dos animais, acompanhar, propor e fiscalizar as ações do poder público nas ações de proteção.

Acompanhe
nossas
redes sociais