Município avança com monitoramento

Estrela

Município avança com monitoramento

As ações em segurança pública estão mais próximas de entrar em prática. A instalação de câmeras de monitoramento é esperada pela população. Devido à sensação de insegurança, o sistema de vigilância é considerado uma estratégia que pode coibir o avanço…

Município avança com monitoramento
Estrela

As ações em segurança pública estão mais próximas de entrar em prática. A instalação de câmeras de monitoramento é esperada pela população. Devido à sensação de insegurança, o sistema de vigilância é considerado uma estratégia que pode coibir o avanço da criminalidade.

A licitação para contratação do sistema foi protocolada pela Secretaria de Planejamento. Os envelopes serão abertos no dia 27. O secretário responsável pela pasta, Paulo Fink, acredita que depois de definida empresa o sistema será instalado até o fim do ano, conforme prometido no primeiro semestre.

O projeto estabelece vigilância em 21 pontos da cidade. Para ter suporte da Brigada Militar no monitoramento das imagens, o município criou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Segurança Pública.

O setor é uma das exigências previstas para formalizar convênio com o governo do Estado. A criação do gabinete foi aprovada na sessão de ontem da câmara.

Diversas entidades farão parte do gabinete. O objetivo do setor é tornar mais ágil a comunicação entre os municípios integrantes do Sistema Municipal de Segurança Pública e demais órgãos. Segundo Fink, todos assuntos ligados a políticas desenvolvidas na área  passarão pela análise do departamento.

Além disso, será responsável em elaborar um planejamento estratégico das ações integradas implementadas no município e definir indicadores que possam medir a eficiência dos sistemas no combate aos crimes.

De acordo com o responsável pela pasta, o convênio com o Estado garante a policiais do Corpo de Voluntários Militares Inativos voltar para monitorar imagens. Com isso, não há redução no efetivo que faz o policiamento ostensivo nas ruas.

População espera por mais segurança

A instalação do sistema faz parte de uma demanda da comunidade que pede mais segurança devido ao avanço da violência no município. Desde 2010, a discussão ocorre entre poder público e Cacis. Administração municipal e Brigada Militar trabalham no estudo de viabilidade desde 2015.

O projeto prevê o cercamento da cidade e contemplará pontos estratégicos como as entradas, saídas e locais com maior incidência de ocorrências. O objetivo é inibir a ação dos criminosos e auxiliar na identificação dos autores dos crimes.

Acompanhe
nossas
redes sociais