BM do Vale aguarda o retorno de 15 policiais

Vale do Taquari

BM do Vale aguarda o retorno de 15 policiais

O governo do Estado forma nesta semana 1.022 soldados aprovados em concurso de 2013. Conforme o Piratini, os policiais estarão nas ruas de Porto Alegre e da Região Metropolitana até o fim do mês. De acordo com o comandante do…

BM do Vale aguarda o retorno de 15 policiais
Vale do Taquari
oktober-2024

O governo do Estado forma nesta semana 1.022 soldados aprovados em concurso de 2013. Conforme o Piratini, os policiais estarão nas ruas de Porto Alegre e da Região Metropolitana até o fim do mês.

De acordo com o comandante do CRPO-VT, coronel Paulo Rogério Farias Medeiros, o ingresso dos soldados representará o retorno de 15 policiais que hoje atuam na capital e em Canoas.

“Ainda não recebemos nenhuma informação oficial, mas temos os policiais que integram a Operação Avante e agora retornam para seus municípios de origem”, afirma. Apesar do número não solucionar o déficit de efetivo da região, Medeiros alega que o retorno representa alívio.

Segundo o comandante, o governo compensou a ausência dos policiais liberando recursos para horas extras. “Mesmo assim, os agentes fazem falta em suas cidades de origem”, aponta. Em todo RS, 350 PMs foram deslocados do interior para a capital.

[bloco 1]

Déficit crescente

O Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) começou em novembro de 2016. Foram 1,6 mil horas/aulas em 46 disciplinas, como técnica policial-militar, uso de arma de fogo, decisão de tiro, abordagem policial e preenchimento de documentação operacional. Os novos soldados também passaram por estágios operacionais.

Apesar do acréscimo de mais de mil agentes, o número está longe de suprir a necessidade de policiamento. Conforme o comando da BM, o efetivo mínimo necessário para o RS é de 37 mil policiais. Hoje, apenas 20 mil fazem parte da corporação, e o número de aposentadorias ameaça reduzir ainda mais o efetivo.

Entre 2015 e 2016, quatro mil PMs foram para a reserva. Neste ano, outros dois mil policiais completaram 30 anos de serviços e se tornaram aptos à aposentadoria. Ao menos mil deles encaminharam a solicitação do benefício no primeiro semestre.

Acompanhe
nossas
redes sociais