Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio de mistérios e surpresas, sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades deformarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor. As turmas do Jardim 2A e Jardim 2B, coordenadas pelas professoras Tânia Fensterseifer e Cláusia von Mühlen, desenvolvem projetos de leitura.
Segundo as professoras, a atividade pretende promover o gosto pela leitura. Objetiva também desenvolver o gosto em ouvir e recontar histórias. Junto com os mascotes ou personagens de cada história, Chico Leiturinha e a Menina-flor, os alunos levam o livro para casa e um caderno de registros. “Desta forma, ocorre a interação entre livro de leitura, atividades, mascote/personagem da história, família e escola, culminando em momentos, criativos”, afirmam.