Siergs começa interiorização em Lajeado

Lajeado

Siergs começa interiorização em Lajeado

Evento do Sicergs ocorre na Acil

Siergs começa interiorização em Lajeado
Lajeado
oktober-2024

O Sindicato das Indústrias de Calçados no Estado do RS (Sicergs) realiza hoje a primeira reunião de interiorização. O evento ocorre no Salão de Eventos da Acil, a partir das 19h. Contará com painel temático sobre a terceirização e seus impactos, com os advogados Edson Morais Garcez e Ney Arruda Filho, seguido de jantar.

O objetivo é aproximar a nova diretoria do sindicato das indústrias do Vale. Empossada em janeiro, é presidida pelo diretor de calçados da Piccadilly, Renato Klein, e visa fortalecer a produção no interior.

De acordo com o diretor-executivo da entidade, José Lauri da Cunha, hoje o foco está na Região Metropolitana. “Queremos ouvir as demandas deles, mas também mostrar o que podemos oferecer, e como podemos facilitar várias questões.”.

Potencialização

Cunha relata que encontros como esses eram comuns na década de 1990, quando a região era considerada um dos polos produtivos. Hoje, ainda é representativa. Segundo o Caged, é responsável por 11 mil postos de trabalho, de um total de 96 mil de todo o RS. Porém, pode crescer mais.“É uma parcela significativa da nossa força, mas precisamos potencializar, e mostrar como podem se desenvolver.”

09_AHORA

Terceirização

O painel temático da noite será focado na terceirização. O assunto elencado se deve à costumeira contratação de empresas ou profissionais pelo setor calçadista, para corte e costura. A assessoria jurídica do sindicato será responsável pela explanação.

Primeiro semestre em alta

Contrariando os prognósticos do início do ano, as exportações de calçados cresceram no primeiro semestre do 2017. Conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), entre janeiro e junho, foram embarcados 59,36 milhões. Um aumento de 2,5%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em receita, a alta foi de 17%.

No semestre, o RS seguiu como o principal exportador de calçados do Brasil. No período, os gaúchos embarcaram 13,53 milhões de pares por US$ 222,34 milhões, incrementos de 4,3% em volume e de 14% em receita na relação com o ano passado.

Acompanhe
nossas
redes sociais