Impasse sobre interdição pode ter fim na próxima semana

Lajeado

Impasse sobre interdição pode ter fim na próxima semana

Schirmer vem ao Vale para anunciar formas de solucionar problemas

Impasse sobre interdição pode ter fim na próxima semana
Lajeado

A crise na segurança pública e a interdição do Presídio Estadual de Lajeado mobilizam representantes do município. Administração municipal, Judiciário e entidades como OAB e Consepro apresentaram uma proposta ao secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer. O teor das medidas apresentadas não foi divulgado a pedido de Schirmer.

De acordo com o juiz Luís Antônio de Abreu Johnson, nesta semana, o secretário vai examinar e ver as condições técnicas do atendimento. Na próxima semana, se comprometeu a vir para Lajeado ou enviar representantes para anunciar se atenderá os itens.

”Vejo com otimismo a evolução. O presídio permanece interditado. Isso não abro mão. Permanece dessa forma até que Estado atenda às exigências da decisão judicial que levaram à interdição.”

Segundo ele, Schirmer falou sobre as condições do Estado, mas afirmou que  via com bons olhos a proposta apresentada pela comitiva. “Eles virão a Lajeado, na terça-feira. A interdição do presídio terá fim no momento que o Estado se comprometer publicamente em atender as demandas necessárias, entre elas, a redução da população carcerária e oferecer condições adequadas nas instalações estruturais. Creio que terça-feira haverá esse compromisso.”

De acordo com o promotor da Vara de Execuções Criminais, Ederson Maia Vieira, uma das soluções apontadas é a transferência de presos da Região Metropolitana. “O Estado criou o problema para nós mandando presos da Região Metropolitana. Agora tratem de pegar de volta e tirar dos nossos presídios.”

O prefeito Marcelo Caumo também não detalhou quais foram as propostas apresentadas, mas adiantou que o encontro foi produtivo e pode trazer bons resultados.

Relembre

O presídio de Lajeado foi interditado depois que um preso, que recebia atendimento na UPA, foi resgatado por comparsas. O criminoso fugiu junto com pelo menos quatro homens armados e um refém, após intenso tiroteio. Testemunhas falam em mais de 30 disparos de armas de grosso calibre. A quadrilha fugiu a bordo de dois carros.

Diante do ataque, o Judiciário determinou a interdição do presídio estadual pelo prazo de 90 dias, impedindo a entrada de novos presos.

[bloco 1]

Mais 144 vagas em Canoas

Uma galeria da Penitenciária de Canoas 2 foi aberta ontem. O local permite o ingresso de 144 detentos.

A Penitenciária Estadual de Canoas 1, inaugurada em março de 2016, está com as 393 vagas totalmente ocupadas. As Penitenciárias de Canoas 2, 3 e 4 terão 805 vagas cada, que serão ocupadas gradativamente.

A região está na expectativa pela abertura das vagas. A proposta é que presos da Região Metropolitana que estão na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) sejam transferidos para Canoas. Isso permitiria que apenas presos sentenciados e provenientes dos vales do Taquari e Rio Pardo permanecessem no local.

Acompanhe
nossas
redes sociais