16ª CRS confirma mudança para Estrela

Vale do Taquari

16ª CRS confirma mudança para Estrela

Cedência do prédio está prevista em lei. Município aguarda posicionamento oficial

16ª CRS confirma mudança para Estrela
Vale do Taquari
oktober-2024

A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) transferirá a sede de Lajeado para a Estrela. A mudança foi confirmada pelo coordenador do órgão estadual, Ramon Zuchetti. O novo endereço será o antigo prédio da Polar. No espaço de 1,6 mil metros quadrados, funciona a Secretaria de Educação (Smed) e a Biblioteca Pública Municipal.

Ontem, Zuchetti já foi a Porto Alegre, para transmitir a decisão à Secretaria Estadual de Saúde, que encaminhará os documentos para a mudança. “Para nós, o quanto antes melhor. Ainda neste ano, com certeza”, ressalta. A oferta do prédio havia sido formalizada pelo governo de Estrela ainda no fim do ano passado, em forma de lei. O município agiu para evitar a junção da 16ª CRS à coordenadoria responsável pela região de Santa Cruz do Sul.

[bloco 1]

“Queremos mantê-lá aqui, no Vale do Taquari. Por isso disponibilizamos o prédio. Agora aguardamos um posicionamento oficial deles. Só terei certeza quando o contrato estiver assinado”, ressalta o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann. A biblioteca será remanejada para o Centro Cultural, e a Smed voltará para o prédio da prefeitura. A concessão terá duração de dez anos, a partir da assinatura do convênio.

[bloco 2]

Melhoras estruturais e financeiras

Hoje, a 16ª CRS ocupa um prédio na rua Saldanho Marinho, pelo qual paga R$ 25 mil mensais de aluguel. O espaço é maior do que em Estrela, são 1.050 metros quadrados, porém, com diversos locais inutilizados.

Conforme Zuchetti, perde-se cerca de 120 metros quadrados somente com corredores e escadas. Além disso, há muitas salas pequenas e uma área aberta. Três banheiros também não são ocupados. “Teremos 700 metros bem utilizados. Ainda teremos a vantagem de não pagar aluguel, gastaremos somente com água e luz”, comenta. Antes da mudança, somente será necessária a instalação de divisórias no local, ao custo estimado de R$ 15 mil.

16ª CRS

O órgão tem cerca de 55 funcionários, distribuídos entre os setores das vigilâncias Epidemiológica, Ambiental, Sanitária, em Saúde, assessoria jurídica, planejamento, auditoria médica, Ações em Saúde, farmácia e administrativo.

Acompanhe
nossas
redes sociais