Dnit estreita pista durante obras na BR

Vale do Taquari

Dnit estreita pista durante obras na BR

Desvio ocorre em Paverama. No dia 13, líderes vão a Brasília tratar dos pedágios

Dnit estreita pista durante obras na BR
Vale do Taquari

A Superintendência Regional do Dnit no RS informa que, devido às obras de duplicação da BR-386 entre Estrela e Tabaí, haverá estreitamento de pista em um trecho de pouco mais de 1,3 quilômetro, entre Paverama e Taquari.

Conforme a divulgação, os trabalhos iniciariam na quinta-feira. Entretanto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) anuncia o início do desvio no trecho só a partir da próxima semana. A princípio, as interrupções começam na manhã de segunda-feira.

De acordo com a PRF, o desvio ocorre entre os quilômetros 373,8 e o 375,15. Nesse trecho, o tráfego sentido capital-interior será desviado para o sentido contrário, com estreitamento para uma faixa nos dois sentidos. Em dois pontos da rodovia, o Dnit prevê obras de drenagem na pista.

O Dnit estima pelo menos 30 dias até a liberação da pista. Toda a sinalização será acompanhada por agentes da PRF no período. As obras de duplicação de 33 quilômetros entre Tabaí e Estrela iniciaram em julho de 2010 e ainda não foram concluídas. Cerca de 22 quilômetros já foram liberados para o tráfego, entre Bom Retiro do Sul e Tabaí.

Pista simples

Em outubro de 2016, o Dnit divulgou o início das obras de reforço na estrutura da ponte sobre o Rio Caí, localizada no quilômetro 427 da BR-386, na divisa entre Montenegro e Nova Santa Rita, no sentido interior-capital. Na época, a superintendência anunciava 120 dias de obras. Passados nove meses, a passagem segue em meia pista.

O bloqueio provoca um gargalo logístico para as indústrias localizadas no Polo Petroquímico de Triunfo, e representa um risco maior de acidentes naquele trecho, já que o fluxo vem sendo conduzido integralmente pela ponte mais nova, nos dois sentidos. Conforme a superintendência do Dnit, são necessários cerca de R$ 20 milhões para finalizar os serviços.

Audiência sobre pedágios em Brasília

O Grupo de Trabalho formado por representantes dos vales do Taquari, Caí e Alto do Botucaraí participa da última audiência com o Dnit, Ministério dos Transportes e Empresa Pública de Logística (EPL), responsáveis pela formulação do edital de licitação para repassar trechos da BR-386 à iniciativa privada, com cobranças de pedágios. O encontro ocorre no dia 13, na sede da EPL.

A princípio, informa a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, só ela e o coordenador do Setor de Projetos Especiais de Lajeado, Isidoro Fornari, devem representar a região em Brasília. “Somos os convidados pelo Dnit para participar do encontro”, reitera.

No encontro, Cintia pretende debater os tetos para as tarifas. “A inclusão de novo trecho até Sarandi alterou toda a modelagem das tarifas. O foco, agora, é fechar os valores limites para cobrança nas praças. Queremos sair desse encontro já com alguma indicação de valor”, confirma ela. Conforme a previsão, serão cinco praças de pedágios na BR-386: em Montenegro, Paverama, Soledade, Tio Hugo e Sarandi.

Na sessão da câmara de Lajeado, o presidente Waldir Blau (PMDB) comentou sobre a possibilidade de parlamentares participarem do encontro na capital federal. Em fevereiro, além dele, Mariela Portz (PSDB), Ederson Spohr (PMDB), Carlos Ranzi (PMDB)e Ildo Salvi (REDE) estiveram na primeira audiência em Brasília sobre os pedágios. Já Cintia alerta que só representantes convidados pelo Dnit participam.

Acompanhe
nossas
redes sociais