Concurso reconhece livro de talento local

Vale do Taquari

Concurso reconhece livro de talento local

Mais Claro que o Céu é inspirado na cheia que atingiu Marques de Souza em 2010

Concurso reconhece livro de talento local
Vale do Taquari

Ismael Canepelle ficou entre os dez finalistas do prêmio de literatura Barco A Vapor, promovido pela Fundação SM, de São Paulo. O escritor natural de Cruzeiro do Sul concorreu com Mais Claro que o Céu. Cerca de 1,3 mil obras foram inscritas. O ganhador foi o livro O Cometa é um Sol que Não Deu Certo, de Tadeu Sarmento.

Ele conta que trabalha na produção do livro há cerca de dois anos. De gênero novela infanto-juvenil, a história é inspirada na cheia dos rios Forqueta e Fão, a maior já registrada e que inundou boa parte do município de Marques de Souza, nos primeiros dias de 2010.

O histórico volume de água atingiu cemitérios e acabou transportando restos mortais para toda a região. “Misturo fábula com uma forte crítica à indústria alimentícia da carne animal hoje.”

Agora Canepelle se prepara para o lançamento de seu longa, Música para Quando as Luzes se Apagam. Toda a filmagem foi feita em Lajeado. Além disso, conta com a participação da atriz Julia Lemmertz. Ele também se prepara para outro longa, A Baleia, deve ser gravado no Uruguai. No elenco, o filme tem Andrea Beltrão. O livro, que inspirou o longa, deve ser lançado em breve.

A apuração acerca de fatos reais também consta no rol de atividades de Canepelle. Em A Vida Louca da MPB, lançada no ano passado, o escritor aborda as excentricidades de 17 cantores. A seleção vai de Carmen Miranda até Cássia Eller. Para tanto, ele entrevistou pessoas que conviveram com os cantores, também pesquisou publicações na imprensa, biografias e participação dos artistas em programas de TV e de rádio.

Canepelle nasceu em Cruzeiro do Sul e se mudou para Lajeado quando tinha 14 anos. Aos 17, foi para São Paulo, onde começou a trabalhar com cinema e literatura. Entre as principais produções, estão o filme Os Duendes e os Anjos da Morte e os livros Música para Quando as Luzes se Apagam e Só a Exaustão Traz a Verdade.

Escritor, diretor e roteirista, ele também é conhecido por ministrar oficinas de escrita criativa. Foi condecorado pela Academia Brasileira de Letras com o Prêmio Machado de Assis.

Acompanhe
nossas
redes sociais