Lajeado recebe 17ª Jornada do Sorvete

Vale do Taquari

Lajeado recebe 17ª Jornada do Sorvete

Evento que reúne sorveteiros do RS ocorre entre hoje e amanhã no Hotel Weiand

Lajeado recebe 17ª Jornada do Sorvete
Vale do Taquari
oktober-2024

A Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) promove a 17a Jornada do Sorvete. O evento reúne fabricantes e fornecedores do setor entre hoje e amanhã no Weiand Hotel, em Lajeado. De acordo com o presidente da Agagel, Vanderlei Bonfante, o encontro tem o objetivo de qualificar e fortalecer o setor, que também sofre consequências da crise econômica. Segundo ele, a produção sorveteira gaúcha tem diferenciais que ajudam a superar este momento.

“Se a produção do estado não estivesse focada na qualidade, teríamos uma queda mais acentuada”, aponta. Conforme Bonfanti, o público está cada vez mais exigente, e a indústria gaúcha responde bem a essa exigência.

“Um exemplo disso é a troca de corantes e saborizantes artificiais por naturais”, destaca. Vice-presidente da Agagel, Marcelo Melatti afirma que o Vale do Taquari é a região mais forte do RS em produção de sorvetes, um dos motivos para a realização do evento em Lajeado. Das cinco maiores indústrias do segmento, três estão na região.

Conforme Melatti, a cidade ainda ajuda na logística do evento. Por estar em uma área central, alega, o Vale do Taquari facilita a presença de participantes das mais diferentes regiões. Segundo ele, a expectativa é de reunir entre 250 e 300 participantes.

Presidente Vanderlei Bonfanti e Marcelo Melatti ressaltam a força da indústria

Presidente Vanderlei Bonfanti e Marcelo Melatti ressaltam a força da indústria

Programação

Conforme o presidente da Agagel, o evento instigará debates sobre recursos humanos, marketing, sustentabilidade, legislação, economia e logística. “Abordaremos assuntos pertinentes para a rotina dos empresários.”

Segundo ele, a feira de negócios terá a presença de indústrias do Brasil e do exterior interessadas em ampliar as vendas no RS.

Consumo em alta

Nos últimos dez anos, o consumo de sorvetes no país registrou alta de 30%. A comercialização saltou de 760 milhões de litros em 2006 para cerca de um bilhão de litros em 2016, conforme a Associação Brasileiras das Indústrias de Sorvete (Abis).

Por ano, cada habitante consome em média 4,8 litros do produto. Em 2016, o país produziu 675 milhões de litros de massa de sorvete, 195 milhões de litros de picolés e 133 milhões de litros de sorvete italiano (soft).

Programação

• Hoje
8h30min: Energia solar fotovoltaica – Utilidade, desafios e resultados, com Alex Chagas
9h30min: Perspectivas econômicas de curto e médio prazo, com Ademar Schardong
10h30min: coffee break
11h: A observância das normas trabalhistas como forma de proteção dos empresários, com Cândice Rigotti
12h15min: almoço
14h: visitação aos expositores
18h: assembleia geral (só para associados)
20h: jantar

• Amanhã
8h30min: Melhoria na comunicação e nas vendas da indústria ou sorveteria, com Francisco Santana
9h30min: Atitude e mente de campeão, com Ronan Mairesse
10h30min: coffee break
11h: Mapeamento do processo logístico da cadeia de frios, com Rubilene Araújo
12h15min: almoço
14h: visitação aos expositores
18h: encerramento
19h40min: jantar/costelão

Acompanhe
nossas
redes sociais