Dnit devolve trecho da BR ao Daer e reabre dúvidas sobre conservação

Vale do Taquari

Dnit devolve trecho da BR ao Daer e reabre dúvidas sobre conservação

Ministério dos Transportes mantém trajeto no plano de concessão

Dnit devolve trecho da BR ao Daer e reabre dúvidas sobre conservação
Vale do Taquari

Líderes regionais estão preocupados com a transferência do trecho urbano da BR-386 para responsabilidade do Daer. O anúncio foi feito na semana passada. Após o comunicado, órgãos envolvidos desconheciam a medida.

O temor se deve à incerteza relacionada a investimentos na manutenção e conservação do trecho. Outra situação que deixa a região em alerta é o risco do trecho ficar fora do Plano de Concessão, caso ele seja executado.

A presidente do Codevat, Cintia Agostini, descarta essa possibilidade. Informações extraoficiais apontam que a extensão fará parte da concessão, caso a rodovia seja concedida por meio de edital.

Diante da ausência de informações, o Codevat encaminhou ofício ao Ministério dos Transportes e para a Secretaria Estadual de Transportes pedindo esclarecimentos sobre manutenção e fiscalização do trecho. O documento solicita informações sobre o procedimento a partir da continuidade do processo de privatização.

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A reportagem contatou com o Ministério dos Transportes. Por meio de nota, o órgão confirmou que o trecho fará parte da Rodovia de Integração do Sul. O mesmo se aplica  entre o entroncamento com a RSC-287, em Tabaí, que também passou para responsabilidade do Estado.

Fluxo de 30 mil veículos por dia

A extensão de pouco mais de cinco quilômetros tem um fluxo diário de 30 mil veículos por dia. Diante disso, no estudo de concessão, a área  contempla duplicação e uma série de obras, entre elas, uma nova ponte sobre o Rio Taquari.

PRF mantém fiscalização

Na terça-feira, municípios envolvidos, Daer, Dnit e PRF se reuniram para buscar mais informações a respeito da transferência. Segundo o chefe da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Reni, as organizações buscarão apoio político para buscar soluções.

“Neste momento, a PRF segue com o trabalho de fiscalização e o Daer será o responsável pela manutenção e reparos. O secretário estadual de Transportes, via telefone, informou que está em tratativas com o Ministério dos Transportes para realizar o convênio”, disse. De acordo com ele, a intenção da PRF e do Dnit é que retorne a condição anterior.

Manutenção incerta

Restauração da rodovia e obras de conservação vão requerer recursos do Estado. Uma das melhorias mais urgentes é o conserto do guarda-corpo sobre o Arroio Boa Vista em Estrela. O Daer foi questionado pelo A Hora se teria recursos para fazer as melhorias necessárias, mas não respondeu. A superintendência do Dnit também não se manifestou.

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