Líderes regionais estão preocupados com a transferência do trecho urbano da BR-386 para responsabilidade do Daer. O anúncio foi feito na semana passada. Após o comunicado, órgãos envolvidos desconheciam a medida.
O temor se deve à incerteza relacionada a investimentos na manutenção e conservação do trecho. Outra situação que deixa a região em alerta é o risco do trecho ficar fora do Plano de Concessão, caso ele seja executado.
A presidente do Codevat, Cintia Agostini, descarta essa possibilidade. Informações extraoficiais apontam que a extensão fará parte da concessão, caso a rodovia seja concedida por meio de edital.
Diante da ausência de informações, o Codevat encaminhou ofício ao Ministério dos Transportes e para a Secretaria Estadual de Transportes pedindo esclarecimentos sobre manutenção e fiscalização do trecho. O documento solicita informações sobre o procedimento a partir da continuidade do processo de privatização.
A reportagem contatou com o Ministério dos Transportes. Por meio de nota, o órgão confirmou que o trecho fará parte da Rodovia de Integração do Sul. O mesmo se aplica entre o entroncamento com a RSC-287, em Tabaí, que também passou para responsabilidade do Estado.
Fluxo de 30 mil veículos por dia
A extensão de pouco mais de cinco quilômetros tem um fluxo diário de 30 mil veículos por dia. Diante disso, no estudo de concessão, a área contempla duplicação e uma série de obras, entre elas, uma nova ponte sobre o Rio Taquari.
PRF mantém fiscalização
Na terça-feira, municípios envolvidos, Daer, Dnit e PRF se reuniram para buscar mais informações a respeito da transferência. Segundo o chefe da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Reni, as organizações buscarão apoio político para buscar soluções.
“Neste momento, a PRF segue com o trabalho de fiscalização e o Daer será o responsável pela manutenção e reparos. O secretário estadual de Transportes, via telefone, informou que está em tratativas com o Ministério dos Transportes para realizar o convênio”, disse. De acordo com ele, a intenção da PRF e do Dnit é que retorne a condição anterior.
Manutenção incerta
Restauração da rodovia e obras de conservação vão requerer recursos do Estado. Uma das melhorias mais urgentes é o conserto do guarda-corpo sobre o Arroio Boa Vista em Estrela. O Daer foi questionado pelo A Hora se teria recursos para fazer as melhorias necessárias, mas não respondeu. A superintendência do Dnit também não se manifestou.