Tecnologia em motocicleta promete eficiência no rotativo

Lajeado

Tecnologia em motocicleta promete eficiência no rotativo

Aparelho canadense fotografa placas de veículos e desconta créditos

Tecnologia em motocicleta promete eficiência no rotativo
Lajeado
oktober-2024

A Stacione Rotativo conta faz algumas semanas com um novo sistema de cobrança de estacionamento. Exclusivo, o software on-line foi instalado em uma motocicleta, que percorre toda a área azul, durante o horário do serviço. O objetivo é dar mais eficiência ao rotativo, por meio do desconto imediato de créditos dos clientes que têm cadastro na empresa.

Tal eficácia é possibilitada por meio de uma câmera de alta resolução, que fica na parte frontal do veículo. Ela é a responsável por captar as placas dos carros estacionados na área azul. De modo automático, por meio de wi-fi, ela direciona a imagem para um tablet, que verifica se o carro tem cadastro e créditos. Caso isso se confirme, é feito o desconto. O que já é transferido imediatamente para a central da Stacione, e também para o cliente, por meio de SMS. Quando esse não quiser o débito de uma hora, pode escolher períodos maiores ou menores por meio do aplicativo da empresa.

“É comum pessoas reclamarem que têm créditos, mas que não ocorre o desconto quando estacionam. Agora, por meio do software, será possível efetivar a maioria dos estacionamentos”, explica o proprietário da Stacione Rotativo, empresário Felipe Roso.

[bloco 1]

Uma pessoa foi contratada exclusivamente para o serviço. “Ela fica circulando durante todo o dia. Não precisa parar a moto para o registro. Apenas passa, e a câmera faz a captação. Assim, auxilia os monitores e traz mais eficiência”, aponta.

Roso destaca que o sistema instalado na motocicleta não emite Avisos de Irregularidade (Ais). “Ouvi muitas pessoas falarem isso. Mas não é verdade. Além disso, o desconto ocorre apenas de quem tem cadastro.” Aqueles que não têm precisam recorrer às ferramentas mais comuns, como os parquímetros e os próprios monitores.

Software exclusivo

O sistema estava sendo projetado há um ano e meio, pela Stacione em parceria com outras duas empresas. Uma delas a Genetec. Canadense, a empresa foi responsável por criar o software. Roso afirma que o rotativo serve como um teste para o programa, que no futuro deverá ser utilizado em outros serviços das empresas. “É uma empresa conceituada no mundo inteiro. Eu a busquei para desenvolvermos este projeto, que deverá ser expandido.”

Acompanhe
nossas
redes sociais