Pouco efetivo impõe busca por alternativas

Estrela

Pouco efetivo impõe busca por alternativas

Câmara pleiteia horas extras para BM. Enquanto Executivo projeta instalar câmeras

Pouco efetivo impõe busca por alternativas
Estrela
oktober-2024

A defasagem no efetivo da Brigada Militar obriga autoridades municipais a buscar alternativas para tornar o dia a dia da população mais seguro. Uma delas será pleiteada hoje, pelo presidente do Legislativo, Ernani de Castro.

A partir das 14h, o vereador se reúne com o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, em Porto Alegre. Depois tem encontro agendado com representante da Secretaria de Segurança, para tratar do aumento de horas extras da BM.

“Eles (BM) vieram até nos pedir um auxílio. Acreditam que essa seria uma das formas de suprir a baixa no efetivo.” Castro ainda solicitará, por ofício, a permanência na cidade de três brigadianos que ainda estão em formação. “Nos últimos anos, só temos perdido servidores, por conta das aposentadorias. E eles não são repostos. Como esses já são daqui, o ideal é que aqui permaneçam”, completa.

[bloco 1]

Segundo autoridades municipais, calcula-se que o efetivo da BM no município seja 40% menor do que o ideal. Isso tendo em vista que na contramão das baixas no serviço está o aumento da população.

“Não tem lógica a população aumentar e o efetivo diminuir. Há anos, tinha muito mais que hoje. Isso é desleixo do Estado, desse remanejamento do pessoal daqui para Porto Alegre”, comenta o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis), Pedro Antônio Barth.

Ele afirma que a situação preocupa os lojistas da cidade, que sentem falta da guarda a pé. Porém, acreditam que o problema não está longe de ser solucionado. Isso porque, além do aumento de horas extras, outras alternativas são propostas e efetivadas pelo poder público municipal. Até setembro, o Executivo deve instalar 22 câmeras na cidade. O monitoramento das imagens será feito pela própria BM.

Apesar do aumento da população, o efetivo não tem sido ampliado. Autoridades apontam para uma defasagem de 40%

Apesar do aumento da população, o efetivo não tem sido ampliado. Autoridades apontam para uma defasagem de 40%

“A criminalidade vem aumentando, principalmente os crimes ligados ao tráfico de drogas, como assassinatos, roubos e furtos. Então, precisamos achar formas de nos proteger”, ressalta o prefeito, Carlos Rafael Mallmann.

Fiscais de trânsito

Outra ação que deixa os lojistas mais tranquilos é a contratação de fiscais de trânsito, também pelo Executivo. “É um serviço que ainda não existe aqui, mas ajudará bastante, porque vai deixar a BM focar no combate à criminalidade”, acredita Barth.

De acordo com Mallmann, esse projeto demandará mais tempo do que as câmeras. “Já é uma ideia antiga, mas só tivemos a possibilidade de concretizar agora. Sendo otimista, planejamos para o início de 2018.” Neste momento, são feitos os atos preparatórios para o serviço. Depois, será realizado concurso, e por fim, os selecionados receberão treinamento para exercer o ofício de fiscais.

Acompanhe
nossas
redes sociais