Fundo possibilita captar verbas para idosos

Teutônia

Fundo possibilita captar verbas para idosos

Com aprovação da lei, Conselho Municipal do Idoso pode ganhar recursos da União e do RS

Fundo possibilita captar verbas para idosos
Teutônia

A criação do Fundo Municipal do Idoso foi aprovada pelo Legislativo. Medida facilita a execução de projetos com recursos estaduais e federais. Com a criação dessa ferramenta, as fontes de recursos não ficam restritas à esfera pública e se estendem para pessoas jurídicas e físicas.

De acordo com o secretário da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Marcelo Brentano, proposições de ações culturais passarão pelo Departamento da Terceira Idade. No que tange à parte da assistência, ficará a cargo da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

O Conselho Municipal do Idoso (Comit) será responsável pela avaliação e aprovação dos projetos. Na cidade, há 15 grupos de idosos.

Com mandato de um ano, a presidente Liane Brackman coordena oito conselheiros, sendo que quatro foram indicados pela administração municipal e quatro por ONGs

O objetivo do conselho é assegurar a integração e participação do idoso nas comunidades, promovendo a valorização, o atendimento, a defesa e a preservação dos direitos individuais e coletivos.

Integrar e garantir direitos

Comunidades se mobilizam no município para realizar atividades que fortaleçam vínculos com os idosos. De acordo com o Estatuto do Idoso, é obrigação da família, comunidade, sociedade e poder público assegurar direitos e acessos não só à saúde e alimentação, mas à educação, cultura, esporte, lazer e afins.

Dados revelados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) colocam alguns países em alerta. No mundo, 141 milhões de pessoas com mais de 60 anos sofrem algum tipo de violência. Um estudo publicado na revista Lancet Global Health revela que um em cada seis idosos é vítima de agressões.

Com o crescimento do número de idosos, governos e sociedade civil estabeleceram possibilidades de parcerias para projetos de conservação e apoio à terceira idade. Projeções das Nações Unidas, do Fundo de Populações, indicam que uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais.

O estudo projeta que em 2050 a população idosa alcance um bilhão em todo mundo. Pela primeira vez, haverá mais idosos que menores de 15 anos. No Brasil, segundo pesquisa do IBGE, há 23,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

Acompanhe
nossas
redes sociais