Paróquia celebra padroeiro e 121 anos

Encantado

Paróquia celebra padroeiro e 121 anos

Programação teve apresentação das reformas nas torres na Igreja Matriz São Pedro

Paróquia celebra padroeiro e 121 anos
Encantado

A tradicional festa do padroeiro do município, São Pedro, reuniu dezenas de fiéis na Igreja Matriz no domingo. O evento comemorou ainda os 121 anos da paróquia e a inauguração das novas torres e diversas reformas no templo religioso.

A comemoração iniciou com um ato em homenagem ao padroeiro em frente à igreja. O padre Hermes Perguer enalteceu a figura do santo, primeiro papa da Igreja Católica. “Queremos construir um mundo mais justo, solidário e fraterno, a exemplo do apóstolo Pedro. Ele se tornou pescador de homens tornando a igreja missionária buscando levar a palavra de Deus a todo o mundo”, destacou.

Presidentes de comunidades e leigos, vestidos de pescadores, representaram São Pedro e seus seguidores enfatizando a importância da pesca no sentido de levar a mensagem de Deus para todas as pessoas. Coroinhas, acólitos, ministros e padres entraram em procissão acompanhados dos fiéis. Uma missa foi celebrada e após houve almoço festivo no Salão Paroquial.

O casal Natalina e Milton Purper e os filhos Victor Gabriel e Gabriele Vitória prestigiaram a celebração e o almoço. “Viemos pedir saúde para a nossa família e paz para a nossa cidade e para o mundo”, diz a mãe. Segundo Natalina, os filhos acompanham eles nas missas e cultos desde pequenos e gostam de participar e cantar.

[bloco 1]

Em relação à restauração da igreja, Natalina elogia as melhorias em um dos principais pontos turísticos de Encantado. “A reforma ficou muito bonita. Arrumaram até o relógio, o qual eu utilizo diariamente para ver as horas. De onde moro, pude acompanhar as obras de restauração das torres. É importante conservar esse patrimônio”, menciona.

[bloco 2]

As festividades em honra ao padroeiro iniciaram ainda no dia 22, com o tríduo e com celebrações também nos dias 23 e 24. Uma equipe de mais de 20 pessoas organizou a programação religiosa e festiva. O pároco João Granzotto agradeceu a todos que auxiliaram na reforma e a participação da comunidade.

Ontem, 29 de junho, data oficial da comemoração e feriado municipal, foi celebrada missa na Igreja Matriz.

Restauração

A reforma das duas torres começou em 22 de novembro de 2016. O objetivo foi a conservação e a manutenção do templo religioso. Além disso, devido à infestação de cupins, quase todo madeiramento de sustentação das torres foi trocado.

Outras reformas foram feitas na igreja. A rosácea gótica situada na fachada da frente foi restaurada e também as escadas de acesso à torre. Ainda houve limpeza das fachadas externas da igreja; instalação da nova rede elétrica das torres com colocação de para-raios e melhorias no telhado e nas calhas.

Ao todo são 16 descidas de para-raios interligados. Duas descidas de cada torre e mais 12 no entorno de toda a igreja com captadores e malha de aterramento, conforme as normas vigentes. O investimento total é próximo de R$ 400 mil. Os recursos são próprios, oriundos das festas do padroeiro, do dízimo e das contribuições dos fiéis.

Conforme o presidente do Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia São Pedro (CAE), Valdir Cornelli, a reforma deve ser concluída em início de agosto, pois ainda faltam detalhes como a revisão das calhas. “A reforma é motivo de orgulho, pois estamos mantendo o patrimônio edificado por nossos antepassados”, destaca.

Acompanhe
nossas
redes sociais