Município apresenta projeto da obra do quartel dos bombeiros

Lajeado

Município apresenta projeto da obra do quartel dos bombeiros

Licitação será aberta e prevê um investimento de R$ 1,2 milhão

Município apresenta projeto da obra do quartel dos bombeiros
Lajeado

A administração municipal apresentou ontem o projeto arquitetônico da futura sede do Corpo de Bombeiros. A cerimônia ocorreu no atual quartel da corporação  com a presença de autoridades civis e militares, além de integrantes da comunidade, que receberam certificados de distinção pela contribuição para a concretização da proposta.

O secretário de Planejamento, Rafael Zanatta, apresentou o projeto arquitetônico. A obra será construída em terreno de 1.500 metros quadrados, cedido pelo município, na rua Nicolau A. Junges, bairro Montanha, nos fundos do atual quartel.

A estrutura contará com área total de 1.035 metros quadrados, divididos em sala de operações, de atendimento, local de espera, sala de análise de projetos, administrativo, arquivo, alojamento feminino e masculino, almoxarifado, sala de reuniões, apartamento, auditório para 70 pessoas, cozinha/refeitório, academia, sala de estar, garagem de caminhões e veículos.

O espaço será viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). O fundo tem cerca de R$ 1,2 milhão disponíveis. O município  abre processo licitatório para que a obra saia do papel.

As receitas que abastecem esse cofre são oriundas das taxas de análises e perícias realizadas pelo Corpo de Bombeiros na região de atuação, entre essas, o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).

Novo quartel ficará em um terreno de 1.5 mil m², cedido pelo município

Novo quartel ficará em um terreno de 1.5 mil m², cedido pelo município

Solenidade

Durante o pronunciamento, o prefeito Marcelo Caumo disse que era motivo de alegria cumprir com mais esse compromisso firmado. “É uma satisfação contribuir para que o Corpo de Bombeiros tenha sua sede própria, num local digno de Lajeado, cidade formada por pessoas que se esmeram para alcançar os seus maiores objetivos.”

Ele destacou que administração municipal, além de ceder o terreno para construção, também fez o projeto arquitetônico, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan).

O titular do 6º Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Cesar Eduardo Bonfanti, afirmou que esse era um desejo antigo. “A atual sede do Corpo de Bombeiros não suporta as nossas necessidades e um prédio alugado dificulta ainda mais a obtenção de recursos para que sejam feitas melhorias”, salientou.

[bloco 1]

Ele disse, ainda, que foi uma grata surpresa a rapidez com que o governo deu andamento aos trâmites necessários para viabilizar a construção do quartel. O comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, tenente Valdinei Rosa, elogiou a administração municipal pelo projeto inovador do quartel, afirmando que ele vinha ao encontro das necessidades diárias do efetivo.

Segundo Rosa, a unidade de Lajeado é responsável pela fiscalização e aprovação de projetos envolvendo a área de prevenção a incêndios de 25 municípios da região. “Somos responsáveis por 11 mil projetos nessa área e precisamos de uma estrutura adequada para execução desse trabalho”, ressaltou.

Acompanhe
nossas
redes sociais