Legislativo transfere sede na segunda

Roca Sales

Legislativo transfere sede na segunda

Nova casa do parlamento fica em imóvel alugado, com custo mensal de R$ 2,4 mil

Legislativo transfere sede na segunda
Vale do Taquari
oktober-2024

O Legislativo estará em um novo espaço a partir do dia 3 de julho. A sede será na rua Eliseu Orlandini, em frente à prefeitura. A inauguração ocorre a partir das 18h20min. Depois os vereadores realizam sessão.

O objetivo é oferecer acessibilidade e mais espaço para a comunidade prestigiar as sessões. A câmara estava situada em uma sala no segundo andar da prefeitura.

Conforme o presidente Legislativo, Gilvani Bronca (PTB), o espaço anterior era pequeno e em muitas sessões as pessoas precisavam ficar de pé ou fora da sala.

Além disso, não havia banheiros e nem acesso a pessoas com necessidades especiais. A escada tinha 20 degraus.

Com a mudança, a câmara contará com um espaço de cerca de 200 m2. O prédio alugado conta com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, banheiros feminino, masculino e para cadeirantes, uma sala de arquivo, uma sala de reuniões, uma sala para a mesa diretora e o plenário com capacidade para 80 pessoas.

O valor do aluguel é de R$ 2,4 mil feito por meio de um contrato com dispensa de licitação. Bronca menciona que outras salas foram avaliadas, mas essa era a única próxima à prefeitura, com acessibilidade e com espaço amplo.

“Com a mudança, vamos criar uma identidade para a câmara de vereadores. Queremos agradecer ao atual prefeito e aos anteriores por terem sempre cedido a sala”, salienta. Segundo ele, outra ação importante é a economia. Como forma de reduzir custos, o Legislativo tem apenas com dois servidores, uma secretária e o assessor jurídico.

[bloco 1]

Ainda neste ano deve ser implantado um sistema informatizado na casa. A ideia é que cada vereador tenha um computador para ter acesso aos projetos e demais matérias. Dessa forma, segundo o presidente, haverá economia em xerox.

Lei Orgânica

Os vereadores estão atualizando a Lei Orgânica Municipal. A revisão anterior ocorreu na década de 1990. São mais de 200 artigos. Segundo Bronca, alguns pontos ainda são atuais, mas outros precisam ser debatidos e atualizados.

Acompanhe
nossas
redes sociais