Comunidade ajuda a elaborar o Plano Diretor

Westfália

Comunidade ajuda a elaborar o Plano Diretor

Texto prevê crescimento às próximas décadas

Comunidade ajuda a elaborar o Plano Diretor
Vale do Taquari
oktober-2024

Projetar o desenvolvimento ordenado do município para os próximos dez anos é o principal objetivo do Plano Diretor Municipal (PDM). O planejamento também visa garantir mais qualidade de vida à população.

Para apresentar as diretrizes do projeto à comunidade, a administração municipal realizou no início do mês a primeira audiência pública, na Casa da Oase, no Centro. Em torno de 200 pessoas participaram do encontro e debateram pontos importantes do Plano Diretor Municipal, elaborado pela comissão interna, formada por representantes do governo, e externa, por lideranças da comunidade. A iniciativa conta com a assessoria da empresa Squadro Arquitetura e Engenharia Ltda.

Os próximos passos serão reuniões nas linhas Paisandu, Frank, Berlim e Schmidt junto com o Centro. As datas das reuniões ainda não foram definidas. Após haverá um seminário para toda a comunidade e também outra audiência pública.

Nesta semana as comissões interna e externa se reuniram mais uma vez para elaborar e debater o documento.

O município tem 2.793 habitantes, conforme dados do Censo de 2010. Com cerca 60% da população morando no meio rural, a base principal da economia é a produção primária. Destacam-se a produção leiteira, a suinocultura, a avicultura de corte e a avicultura de postura.

O prefeito Otávio Landmeier enaltece que o projeto do PDM foi iniciado em 2015. Ele reforça a importância de ouvir a comunidade e de planejar o desenvolvimento ordenado para o futuro do município. “Não precisamos esperar Westfália ter 20 mil habitantes para elaborarmos o Plano Diretor Municipal, quando então seria obrigatório. Vamos organizar nosso município a partir de agora para as futuras gerações”, enfatiza.

O plano está integrando a comunidade como um todo. Nas escolas, também foram realizados trabalhos sob a temática “Como você imagina Westfália no futuro?”. Os desenhos, textos e maquetes foram expostos durante a primeira audiência pública.

[bloco 1]

Ideal comum

Durante a audiência pública, integrantes das comissões interna e externa assinaram o primeiro acordo do Plano Diretor Municipal Nosso Ideal Comum. Nele, constam oito abordagens importantes para a execução do projeto: preservação do meio ambiente, desenvolvimento equilibrado e sustentável, desenvolvimento ordenado, promoção da inclusão social, participação da população, preservação do patrimônio cultural, interesse coletivo, e respeito ao cidadão.

Para o representante da comissão externa, Samuel Klein, a implantação do plano ajudará o município a se desenvolver de maneira ordenada. A representante da comissão interna, arquiteta e urbanista Andresa Sofia Ahlert Rohr, observou que o PDM é uma oportunidade para refletir sobre onde uma comunidade vive e onde quer viver. “Vai servir para as futuras gerações, e o resultado desse trabalho será o reflexo do interesse coletivo. Esta é a oportunidade para que todos nós possamos nos envolver cada vez mais com a nossa Westfália e nos sentir mais cidadãos”, destaca.

Acompanhe
nossas
redes sociais