Seminário debate produção de alimentos

Encantado

Seminário debate produção de alimentos

APL Vale do Taquari anuncia a integração de mais sete municípios para a entidade

Seminário debate produção de alimentos
Encantado

O 8º Encontro dos APLs de Agroindústria e Alimentos do RS e o Seminário Regional de Inovação do Vale do Taquari um Novo Olhar para Produção de Alimentos foi realizado na semana passada. A programação realizada na Suinofest reuniu representantes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de agroindústrias de todo o estado.

O evento ocorreu no Auditório Duroc, no Parque João Batista Marchese, e iniciou com a apresentação das atividades realizadas pelas APLs e a definição de metas e objetivos comuns para o andamento de políticas públicas voltadas ao setor.

Ficou definida a elaboração de uma carta ao Governo do Estado. Nela, constará a reafirmação da necessidade de manutenção de representação em âmbito estadual das APLs, bem como da política pública relacionada ao setor juntamente com a importância do fortalecimento da agricultura familiar.

Segundo a coordenadora da APL Vale do Taquari, Eliane Maria Kolchinski, a entidade conta com a participação de 13 municípios a região alta e 64 agroindústrias. Está prevista a ampliação da abrangência para 20 municípios. Os sete que devem fazer parte são: Lajeado, Arroio do Meio, Santa Clara do Sul, Imigrante, Colinas, Travesseiro e Marques de Souza. Já há agroindústrias desses municípios sendo atendidas pela APL.

Conforme o presidente da Fundação Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo (Faterco), Gilberto Zanata, com a inserção de mais cidades, busca-se ampliar em 30% a quantidade de agroindústrias. A Faterco é a entidade gestora da APL Vale do Taquari.

Entre as principais ações que estão sendo realizadas, estão a legalização e a estruturação das agroindústrias junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) com o apoio da Emater-RS/Ascar.

[bloco 1]

Outra melhoria é o incentivo à participação em feiras e acessos a mercados com apoio também da Fetag. Em 2016, as agroindústrias do Vale do Taquari participaram de dez feiras, totalizando 90 expositores. “Isso tem sido bastante positivo no sentido de mostrar os produtos e na integração das agroindústrias tanto para comercialização como para a agregação de valor”, destaca Eliane.

Hoje o Arranjo Produtivo Local conta com a atuação de mais de 30 instituições. Também há uma integração com a UEGRS, sendo que há participação de estudantes em diversos projetos desenvolvidos. Além disso, há cursos e qualificação aos produtores junto com o Sebrae em inovação tecnológica, gestão e melhoria de qualidade dos produtos.

Acompanhe
nossas
redes sociais