Festival une cultura, arte e literatura

Lajeado

Festival une cultura, arte e literatura

Evento homenageia Colégio Gustavo Adolfo, Reforma Protestante e Monteiro Lobato

Festival une cultura, arte e literatura
Lajeado
oktober-2024

Com o tema “Reinventando Histórias”, o Festival do Livro foi lançado ontem. A programação inicia hoje, às 9h, com o Coral Infanto Juvenil GA Ricardo Dreguer.

À tarde é a vez da Orquestra Big Band, Hora do Conto com Cris Müller e às 19h30min, outra apresentação da Orquestra GA. Na ocasião, haverá mostra de vídeos literários do Ensino Médio. Amanhã haverá a Educação Continuada.

O evento ocorre no Centro Comunitário Evangélico. A 15º edição da feira encerra no dia 30.

Neste ano, o festival ainda celebra três datas especiais ao mesmo tempo: os 500 anos da Reforma Protestante, os 135 anos de nascimento de Monteiro Lobato e os 50 anos da fundação do Colégio Gustavo Adolfo.

Segundo a coordenadora do Turno Integral e Oficinas Extracurriculares da escola, Aline Pereira, são temas que valem a pena aproximar e trabalhar. Lutero sinalizou um projeto de educação para todos, como a tradução da Bíblia, Monteiro Lobato foi o difusor da literatura infantil e a escola Gustavo Adolfo foi a primeira a ser de Educação Infantil do estado.

As atividades preservam a função pedagógica, vendo as obras dos precursores e dos autores convidados como César Obeid, Herta Klein, Telma Guimarães e Ricardo Dreguer. Há espaço ainda para as escritora Sandra Cordeiro, Cris Müller, Giovana Rigo e Roselane Costella.

Mais de 20 mil livros

Os pais contribuirão na produção dos conteúdos apresentados, como na Educação Infantil e Anos Iniciais, em que um livro foi escrito com contribuição das famílias. Ele será lançado durante o festival.

Neste ano, são nove obras, de diversos gêneros literários, a serem trabalhados. “Todas as noites são lotadas por famílias que se orgulham do que os filhos estão fazendo”, comenta Aline.

Os estudantes de Ensino Médio apresentam vídeos feitos com base em livros. Eles serão avaliados por uma banca composta de professores universitários, produtores e técnicos ligados à área do audiovisual. Além disso, o melhor é incluído na mostra anual que integra todas as escolas da Rede Sinodal.

50 anos de Gustavo Adolfo

Gustavo Adolfo foi o rei da Suécia de 1611 até sua morte em 1632. Durante o reinado, foi responsável por uma grande reforma na organização do estado sueco. Separou a administração militar da civil e criou tribunais de apelação, além de reorganizar o parlamento e o estatuto da nobreza. Ele conseguiu unificar e centralizar os impostos e valorizou o ensino, apoiando sobremaneira a Universidade de Uppsala. O comércio e a mineração tamém foram beneficiados.

É frequentemente considerado como um dos maiores comandantes militares de todos os tempos. A sua máquina militar sueca era caracterizada por armas de qualidade, excelente treinamento e efetivo apoio da artilharia.

Inspirado no nome desse líder, a escola abriu a primeira escola infantil na cidade, meio século atrás. No mês de novembro, promove dois eventos. No dia 9, uma série de atividades culturais, como dança, teatro, patinação e música, serão apresentadas por estudantes. Eles vão narrar a história da instituição, desde a fundação, na década de 1960, até hoje.

Já no dia 11 de novembro, o colégio promove um jantar-baile, com a Orquestra La Montanara. Os ingressos estão à venda na escola e custam R$ 140 por casal.

Acompanhe
nossas
redes sociais