Grupo de Danças se apresenta na Europa

Encantado

Grupo de Danças se apresenta na Europa

Integrantes do CTG Giuseppe Garibaldi participam de festivais na Polônia e na Lituânia

Grupo de Danças se apresenta na Europa
Encantado

O CTG Giuseppe Garibaldi leva a tradição gaúcha para o outro lado do mundo.

Ao todo, 19 integrantes e representantes do grupo participam de dois festivais na Lituânia e um na Polônia.

Três músicos, 13 dançarinos, dois acompanhantes e um coordenador formam a comitiva. Eles viajam no dia 29 e retornam em 22 de julho.

De 1º a 6 de julho, participam do Festival Flower of the Sun, em Siauliai na Lituânia. De 7 a 10 de julho, do Festival Báltica, em Vilnius, também na Lituânia. Por fim, de 11 a 18 de julho, do Festival Malopolska, nas cidades de Myslenice, Miechow e Wygiełzów, na Polônia.

Os eventos reúnem grupos do Paraguai, Peru, Armênia, Argélia, Kenya, Índia, Colômbia, Polônia, Turquia, Rússia, Finlândia, Estados Unidos, Macedônia, Eslováquia, México, Portugal e Ucrânia.

O Festival Flower of the Sun é uma competição com várias modalidades: danças tradicionais, danças estilizadas, intérprete solista, conjunto instrumental, dentre outras. O Giuseppe Garibaldi concorrerá em todas. Há premiação em dinheiro para os campeões das modalidades e para o grupo destaque.  O CTG apresentará danças tradicionais gaúchas como: Tirana do Lenço, Sarrabalho, Pau de Fitas, Rancheira de Carreirinha. Além da tradicional chula e algumas coreografias para músicas regionalistas.

No Festival Malopolska, o grupo deve preparar uma comida típica do Vale do Taquari. O cardápio já foi definido: carreteiro. A refeição será servida para cerca de 200 pessoas.

“A expectativa é de que seja uma experiência muito especial e marcante para todos. A preparação está sendo intensa, visto que os festivais contarão com grupos participantes de várias partes do mundo”, destaca o coordenador da viagem, Gustavo Bastos.

“A intenção é fazer com que cada dia vivenciado nos festivais torne-se uma lembrança inesquecível, tanto para o grupo quanto para o público que assistirá”, acrescenta.

O patrão Cleberson Costa enaltece que o CTG conta com o incentivo do Pró-Cultura RS. “É um trabalho diferenciado e interessante que estamos fazendo ao mostrar a nossa tradição e cultura ao mundo”, destaca.

Acompanhe
nossas
redes sociais