Brigada projeta centro de treinamento

Estrela

Brigada projeta centro de treinamento

Prédio será construído por meio de parceria entre corporação e entidades locais

Brigada projeta centro de treinamento
Estrela
oktober-2024

O comando do 40º Batalhão da Brigada Militar de Estrela pretende colocar em funcionamento um centro de treinamento dentro de seis meses. A proposta é uma alternativa para qualificar a segurança pública em meio a um contexto de baixo efetivo.

Segundo o comandante, major Marcelo de Abreu Fernandes, a intenção é promover treinamentos frequentes, se possível, diários. “Vamos promover antes de iniciar a jornada ou na saída do serviço. Isso vai colocar o policial, dentro de curto espaço de tempo, em um nível de qualificação muito alto. Nós vamos simular situações reais.”

A ideia surgiu no ano passado. Desde lá, o comando modela o projeto. O objetivo é utilizar a estrutura de uma edificação que não foi concluída, localizada no Quartel da BM. A área tem cerca de 220 metros quadrados.

Toda fundação e vigas de sustentação estão prontas. Para executar a iniciativa, é necessário investir R$ 50 mil. O valor viabilizará a implantação de telhado, orçado em R$ 25 mil, e equipamentos de treinamento e proteção.

Assim como a sede do Pelotão de Operações Especiais, o espaço será executado com auxílio da comunidade. O presidente da câmara de vereadores, Ernani de Castro (PMDB), anunciou durante sessão que pretende devolver parte do orçamento da casa ao Executivo para direcionar ao projeto. Administração municipal, Consepro e Cacis também devem apoiar e direcionar verba para execução da proposta.

Técnica

A técnica de treinamento será baseada no Airsoft. Um jogo que simula operações policiais com armas de pressão que atiram projéteis plásticos, não letais. Para isso, será necessário adquirir os equipamentos de proteção, armas, munição e cenários. “Vamos simular situações em que os policiais efetuam disparos, quando necessário. E ainda situações com um criminoso reagindo ou abordagem a pedestres.”

Segundo ele, a intenção é treinar frequentemente e qualificar o pessoal, em especial, na decisão de tiro. “Será orientado como usar arma de fogo, como não usar e como o policial deve se proteger em momento de abordagem ou de confronto armado.”

[bloco 1]

Qualificação

Hoje o centro de treinamento mais próximo do Vale fica em Montenegro. Uma vez ao ano, os agentes passam por uma reciclagem teórica e prática. Segundo Abreu, ao longo do ano, o efetivo faz prática de tiro em alvos fixos.

Conforme o comandante, pelo projeto, os policiais poderão simular situações reais com alvos móveis em ambientes montados. “Na terça-feira, ao final do dia, o efetivo se deparou com uma situação de confronto armado. Por isso, em situações desse gênero, precisamos treinar com frequência.”

A situação relatada por Abreu resultou na morte do criminoso. Ocorreu depois do suspeito de furto em loja ser localizado pelos policiais no bairro Imigrante. O homem atirou com um revólver calibre 38 contra os agentes. Os brigadianos responderam com disparos e ele morreu,

Acompanhe
nossas
redes sociais