Projeto visa ampliar rotativo gratuito

Arroio do Meio

Projeto visa ampliar rotativo gratuito

Intenção é melhorar a disponibilidade de vagas de estacionamento no centro

Projeto visa ampliar rotativo gratuito
Arroio do Meio
oktober-2024

Os vereadores avaliam hoje à noite o projeto que pretende ampliar as áreas onde funciona o sistema de estacionamento rotativo gratuito no centro. A proposta tem o apoio da CDL, e visa ampliar a disponibilidade de vagas de estacionamento durante o horário comercial.

Proprietário de uma padaria nos arredores da praça faz 14 anos, Eduardo Führ, 59, acredita que a medida é importante para garantir a rotatividade das vagas. Segundo ele, muitos motoristas estacionam no início da manhã e só retiram ao fim da tarde, tirando espaço dos clientes de todo o comércio.

“O ponto mais crítico é ao redor da praça”, aponta. Conforme Führ, a situação já foi pior alguns anos atrás, e teria melhorado com a criação do rotativo na Rua de Eventos. Por isso, acredita que a medida deve ser estendida às demais vias.

O taxista Heitor Kuhn, 57, também concorda com o projeto. Segundo ele, sempre que precisa ir a lojas ou ao supermercado na área central, roda no mínimo quatro quadras até encontrar um espaço livre. “Tudo fica no centro, mas algumas pessoas não entendem que precisam deixar lugar para as outras”, ressalta.

Funcionária de uma loja na rua João Carlos Machado faz 30 anos, Neusa Sott, 49, acredita que o rotativo deve ser implementado apenas nas ruas centrais, e não nas transversais.

Segundo ela, se houver restrição também nessas vias, acabará prejudicando as pessoas que vão de carro ao trabalho. “As ruas que ficariam como alternativa já estão completamente lotadas.”

Conforme Neusa, a experiência de rotativo gratuito implementado em 2011 foi positiva, apesar da pouca disponibilidade de vagas. Na época, foram separados 40 espaços cuja permanência máxima não pode ultrapassar uma hora.

Tempo restrito

O projeto em análise na câmara prevê o estacionamento rotativo nas ruas João Carlos Machado, Visconde do Rio Branco, Theobaldo Kaffer, São José, Bento Gonçalves, São Luiz, São João, Monsenhor Jacob Seger e General Daltro Filho.

A modalidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. O tempo máximo de permanência será de uma hora e 30 minutos. O controle do tempo será feito por meio de notificações fixadas no veículo e planilhas preenchidas por orientadores.

Também estão previstas reservas de vagas para idosos e deficientes, com os veículos devidamente identificados com o cartão. Os motoristas ou proprietários de veículos que não cumprirem a determinação estão sujeitos a penalidades e medidas administrativas previstas no Código de Trânsito.

Áreas privadas

Conforme o projeto, o Executivo fica autorizado a receber, por meio de cessão de uso gratuito, terrenos particulares na região abrangida pelo estacionamento rotativo para que sejam disponibilizadas vagas aos comerciantes, funcionários de estabelecimentos e à população em geral.

Em contrapartida, o município se responsabilizará em conservar e manter os espaços limpos e transitáveis, sem ônus aos proprietários.

Acompanhe
nossas
redes sociais