Inverno começa hoje e alterna frio e chuva

Vale do Taquari

Inverno começa hoje e alterna frio e chuva

Prognóstico aponta para estação menos rigorosa

Inverno começa hoje e alterna frio e chuva
Terça-feira deverá ser o dia mais frio da semana. Haverá possibilidade de geadas nos pontos mais altos do estado
Vale do Taquari

A formação de geada ao amanhecer e o frio intenso nas primeiras horas marcam o primeiro dia de inverno. A véspera da chegada da estação também trouxe frio intenso ao Vale. O amanhecer de ontem foi de temperatura negativa em vários municípios da região.

Termômetros de rua marcaram -2°C em Boqueirão do Leão. Foram registrados -4°C na área serrana. Em Sério, a mínima atingiu 1ºC ao amanhecer. A paisagem estava coberta pela geada.

A estação começou de forma oficial hoje à 1h24min. Neste ano, o prognóstico aponta para um comportamento climático neutro nos próximos meses.

De acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, não há atuação de El Niño e La Niña durante o período. Segundo o setor, a estação será marcada por uma mescla dos dois fenômenos.

A tendência é de chuva mais recorrente entre os meses de julho e agosto. E para o mês de setembro é esperada chuva dentro e até mesmo um pouco abaixo da média.

“É importante destacar que, ao longo do inverno, teremos períodos com frio intenso e formação de geada, mas menos frequentes do que no ano passado.” Conforme o Núcleo, a tendência é de que julho e agosto sejam mais úmidos. Essa condição dificulta a queda brusca das temperaturas.

Dessa forma, haverá um número maior de dias com frio úmido, diferente do ano passado, quando ocorreu tempo mais seco. “Pelas projeções, teremos menos dias com condições propícias para geada.”

Temperaturas negativas e formação de geada foram registradas em Boqueirão do Leão na manhã de ontem. Frio começa a se dissipar ao longo da semana

Temperaturas negativas e formação de geada foram registradas em Boqueirão do Leão na manhã de ontem. Frio começa a se dissipar ao longo da semana

Estação menos rigorosa

O período contará com número maior de dias com temperaturas agradáveis. A afirmação é feita em relação ao perfil do inverno no ano passado. Segundo dados da Estação Meteorológica da Univates, de abril até 21 junho de 2016, foram registrados 34 dias com temperaturas abaixo dos 10°C.

Neste ano, considerando o mesmo período, foram 18 dias com temperaturas abaixo dos 10°C, ou seja, a metade de 2016. “Isso já é um indicativo de que neste ano teremos menos dias de frio intenso na região.”

Alerta no campo

O inverno requer atenção dos agricultores. O gerente técnico da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Paulo Ogliari, entende que é um risco muito grande o plantio cedo. “A formação de geada prejudica principalmente as lavouras de tabaco. O melhor momento para o transplante das mudas é meados de agosto ou em setembro”, recomenda.

A produção de alimentos também é afetada. Frutas e verduras sofrem o escurecimento das folhas e cascas, danificando a qualidade. Uma das alternativas é a produção em estufas. No caso da uva, o frio do inverno é necessário no período da dormência e isso garante uma boa safra entre janeiro e fevereiro. “A geada é prejudicial para as frutas no período de floração e na formação do fruto, resultando na quebra de produção”, observa Leandro Peterson, técnico agrícola.

Próximos dias

O frio começa a perder força a partir de hoje. O dia amanhece gelado, mas as temperaturas podem atingir os 20ºC ao longo do período. A noite volta a esfriar. Amanhã as condições não mudam, mas as máximas podem atingir os 24ºC.

Na sexta-feira, a condição se repete.  No fim de semana, a tendência é de que o tempo permaneça firme e ensolarado no Vale. O frio perde força no começo do dia e as tardes serão agradáveis. As temperaturas devem oscilar entre 14ºC e 27°C.

Acompanhe
nossas
redes sociais