Central facilita abertura de empresas

Teutônia

Central facilita abertura de empresas

Banco de dados servirá para reduzir o prazo e a burocracia para registro do CNPJ

Central facilita abertura de empresas
Teutônia

A administração municipal quer desburocratizar a inscrição de novas empresas, reduzindo o prazo de seis meses para uma semana. A iniciativa partiu da Secretaria de Indústria e Comércio, que observou reclamações do meio empresarial.

A Central do Empreendedor deve ser implantada até o fim de julho. A principal dificuldade encontrada hoje é a necessidade de deslocamentos para cidades como Estrela ou Lajeado para efetuar a inscrição e liberação dos documentos do CPNJ. O serviço contará com três funcionários, integrantes da equipe da prefeitura, que receberam treinamento adequado. Facilitará as alterações contratuais e as baixas de CNPJ. Servirá ainda como ponto de esclarecimentos aos empreendedores.

Para o prefeito Jonatan Brönstrup, essas orientações são instrumentos que permitem melhorar a competitividade das empresas atendidas.“Esta é nossa prioridade, valorizar o interesse das pessoas, com ideias inovadoras e eficientes.”

Hoje, para abrir uma empresa na cidade, é necessário reunir os documentos e se deslocar até Estrela ou Lajeado, processo que pode se estender até seis meses. Com a implantação desses serviços, a meta no atendimento será de apenas cinco dias, centralizando o trabalho em um mesmo local.

A Central do Empreendedor funcionará junto à Secretaria da Indústria e Comércio, onde também será implantada a Junta Comercial, com atendimento de servidores da prefeitura. Segundo o prefeito, esse serviço já deveria ter sido instalado há anos. “Estamos atrasados. Não podemos ficar dependendo de outros municípios nessas questões. Nosso empreendedor precisa esperar mais de meio ano para isso. Temos que ser propulsores da economia e não atrasar o desenvolvimento.”

Exemplo de Garibaldi

O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, anunciou em abril a criação da Sala do Empreendedor. Os mesmos objetivos de facilitar a abertura de novas empresas no município e oferecer aos empresários um atendimento personalizado foram traçados.

O serviço é vinculado à Secretaria de Planejamento, Indústria e Comércio, e deve começar a funcionar antes do fim do ano.

Em um único local, estarão concentradas todas as informações sobre as empresas, inclusive com a emissão de alvará de funcionamento. A meta é reduzir para menos de uma semana o tempo de espera para a liberação, depois que toda a documentação estiver disponível.

Acompanhe
nossas
redes sociais