Organização contabiliza 32 mil visitantes

Encantado

Organização contabiliza 32 mil visitantes

Suinofest terminou nesse fim de semana. Evento para um ano e volta em 2019

Organização contabiliza 32 mil visitantes
Encantado

Uma pausa para repensar a Suinofest. Com esse mote, a organização anuncia uma parada no evento em 2018.

Na 16ª edição, encerrada nesse domingo, mais de 30 mil pessoas prestigiaram o evento. No Salão Gastronômico, foram vendidos 9.554 ingressos. Só no sábado, mais de duas mil pessoas aproveitaram as especiarias à base de carne suína.

O chope foi destaque entre as novidades. Mais de três mil litros foram consumidos.

A conselheira tutelar de Encantado, Aline Costa Ganasini, 43, visita a Suinofest todos os anos. “É uma forma de prestigiarmos e valorizarmos a cidade. Gosto muito da festa, pois a comida é boa, especialmente a polenta que é excepcional”, diz.

Visitantes de outras cidades conheceram o maior evento gastronômico da região. É o caso do grupo de 26 pessoas do Piquete Família e Tradição, de Alvorada. “É a primeira vez que viemos. Adorei a hospitalidade da população, a variedade de comida e bebidas e também o show. Vamos voltar na próxima edição”, diz Evelin Ferreira, 35.

A Suinofest é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), com o patrocínio da administração municipal, câmara de vereadores, Dália Alimentos, Sicredi, Baldo S.A, BRDE, Lojas Benoit, Unimed VTRP, Corsan, Banrisul, Machado Agropecuária e Fontana S.A. Com apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e CDL de Encantado. A organização do Festival de Compras foi da Lume Eventos.

Variedade de receitas coloniais italianas e típicas do Rio Grande do Sul foram as principais atrações da Suinofest

Variedade de receitas coloniais italianas e típicas do Rio Grande do Sul foram as principais atrações da Suinofest

Festival de Compras

O Festival de Compras movimentou R$ 2,5 milhões em negócios. Neste ano, o evento contou com 93 estandes no pavilhão, 13 na área externa coberta, oito na área externa, 11 na Praça de Alimentação e 38 espaços na ilha das agroindústrias.

Para o casal Vitório e Maria Zanella, da agroindústria familiar de geleias, conserva e compotas, do bairro Lajeadinho, o tempo agradável do segundo fim de semana aumentou o movimento. “Foi excelente. Aqui estamos no meio dos amigos, é muito bom”, diz Zanella.

Artesanato, pães e oficinas

Nos dois fins de semana, foram vendidos 1.847 pães, produzidos pelos clubes de mães Cultivamos a Alegria, de Linha Argola, Alegria de Viver, do Jardim da Fonte, e Unidas Trabalharemos, de Linha Jacaré. Nas nove oficinas oferecidas no Espaço Gourmet, 249 pessoas participaram. A atividade procurou valorizar as quatro cadeias alimentares da região: carne suína, leite, produtos das agroindústrias e erva-mate, para ensinar receitas que utilizam esses ingredientes.

Entrevista

A Hora – Qual foi o aspecto mais elogiado?

Renata-Galiotto

Renata Galiotto – A remodelação da Suinofest como um todo, inclusive o novo layout.

Qual o ponto a ser melhorado para as próximas edições?

Renata – Não fizemos uma avaliação ainda das sugestões e críticas, mas sempre há pontos a serem melhorados. Isso faz com que a Suinofest esteja sempre se reinventando e faz parte da evolução da festa.

Por que a decisão de fazer a próxima Suinofest em 2019?

Renata – A Suinofest passará por uma parada estratégica no próximo ano. O objetivo é uma reestruturação geral da festa.

Como você avalia a Suinofest deste ano?

Renata – Foi maravilhosa. Nunca na história a bilheteria fechou às 19h30min como no último sábado à noite devido à tanta procura. Pedimos desculpas a quem não conseguiu comprar ingresso na hora. Nossa preocupação era atender bem a todos. Foi uma Suinofest feita por muitas mãos e muitos corações. Essa é a receita do sucesso.

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