Tradição cristã perpassa gerações

Vale do Taquari - Corpus Christi

Tradição cristã perpassa gerações

Voluntários madrugam para decorar ruas e celebrar o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Ato de fé une grupos atuantes em comunidades de toda região

Tradição cristã perpassa gerações
Vale do Taquari
oktober-2024

O feriado de Corpus Christi não é um dia de descanso para os católicos, e sim de trabalho e alegria. Desde a madrugada, já é possível perceber a movimentação de fiéis, que abrem mão de horas de sono para adornar as ruas por onde devem passar as procissões, após as missas. No Vale do Taquari, grupos atuantes nas igrejas, como integrantes de catequese, de jovens e pastorais, se unem com o propósito de celebrar o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Em Estrela, a decoração volta a integrar a celebração da data santa. O pároco Neimar Schuster explica que no ano passado um evento esportivo sediado na cidade causou mudanças na programação religiosa de última hora. Além disso, a Igreja Matriz passava por reformas, o que dificultava esse tipo de intervenção. .

A missa inicia às 9h, e as ruas do centro devem ser interrompidas a partir das 4h, para aplicação de 300 metros de tapetes. Segundo o padre, há muitas pessoas empenhadas na atividade. “Temos centenas de voluntários, e as 17 comunidades da paróquia vêm para a missa, então esperamos reunir mais ou menos mil pessoas”, estima.

Trabalhos nos tapetes da comunidade de Santa Clara do Sul começara no fim da tarde de ontem

Trabalhos nos tapetes da comunidade de Santa Clara do Sul começara no fim da tarde de ontem

Em Roca Sales, a Paróquia São José reunirá todas as comunidades, pastorais e escolas a partir das 8h30min em frente à Igreja Matriz. Serão confeccionados tapetes com serragens. Cada grupo fará cerca de três metros. Além disso, alguns painéis foram impressos para a programação que inicia às 15h com a missa na igreja e segue com procissão com a passagem do Santíssimo Sacramento pelo tapete.

Em Encantado, duas programações reunirão os fiéis. Na Comunidade Santo Agostinho do bairro Planalto – Cidade Alta, as atividades iniciam às 5h45min, quando diversos grupos formados por famílias, jovens, adultos, idosos e crianças iniciam a confecção dos tapetes. Mais de cem pessoas participam.

Serão cerca de 270 metros de tapetes compostos por serragens, sal, erva-mate, pétalas de flores, tampinhas de garrafas e moldes com imagens diversas. Os desenhos também serão formados por roupas e alimentos não perecíveis, os quais serão doados para famílias carentes.

Dois casais, Dagoberto e Aliane Gianesini e Adil e Soledi Feraboli, da equipe da liturgia da comunidade, coordenam os trabalhos. “É uma atividade gratificante. Estamos fazendo isso por Jesus e para que as crianças e jovens aprendam a cultivar a tradição de enfeitar a rua”, destaca Feraboli.

A celebração na comunidade Santo Agostinho inicia às 8h com procissão saindo em frente à CModas, próximo ao Sicredi-Cidade Alta, em direção à igreja. O padre conduzirá o ostensório com a hóstia consagrada sobre o tapete. Após será celebrada missa.

Na Paróquia São Pedro, os preparativos para o Corpus Christi iniciaram ontem à noite. Houve uma missa e adoração e após a confecção dos tapetes no interior da igreja por integrantes de várias pastorais. Hoje a programação inicia às 8h com a procissão saindo da Praça do Migrante.

[bloco 1]

Um cartaz de Jesus Eucaristia será levado e no caminho, simbolicamente, se encontrará com a imagem de Nossa Senhora, representando que a santa leva ao caminho de Jesus. Também haverá benção do santíssimo e missa.

Em Santa Clara do Sul, a missa inicia às 8h30min, seguida de procissão. Cerca de 30 voluntários que trabalham na ornamentação começaram os preparativos ainda ontem à tarde, enfeitando o corredor da igreja. A catequista irmã Luderte Etges acompanhou a movimentação da comunidade. “É uma festa! Fizeram tudo com muito carinho e com muito amor. Foi uma semana muito envolvente”, diz.

Em Encantado, na rua Agostinho Costi, em frente à Igreja Santo Agostinho, já estão demarcados os espaços que cada grupo tem para a montagem do tapete

Em Encantado, na rua Agostinho Costi, em frente à Igreja Santo Agostinho, já estão demarcados os espaços que cada grupo tem para a montagem do tapete

Celebrações em Lajeado

Integrantes da Paróquia Santo Inácio de Loyola optaram por não colocar tapetes nas ruas ao redor da Praça da Matriz, como era feito até o ano passado.

O pároco Antonio Puhl explica que a decisão é uma questão de segurança. Como os voluntários começam a aplicação de serragem nas ruas de madrugada, a partir das 5h, é comum se deparar com motoristas imprudentes, que não respeitam a movimentação atípica de pessoas. “No ano passado, não tivemos um acidente por pouco. O pessoal sai bêbado das festas e fica perigoso”, afirma.

Assim, a decoração será feita da igreja até o coreto da Praça Matriz, com cerca de 50 metros de tapetes – até o ano passado, eram confeccionados quase 400 metros. Contudo, o padre garante que a festa não ficará menos bonita, já que a equipe organizadora investirá em cartazes e outros elementos.

Cerca de 50 pessoas da comunidade, incluindo catequistas, integrantes da Renovação Carismática e do Colégio Madre Bárbara, estão à frente da decoração.

A missão inicia às 9h, seguida de procissão. O pároco estima que a celebração concentre entre 1,5 mil e duas mil pessoas. Ele destaca que, na oportunidade, a paróquia arrecada alimentos não perecíveis.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Moinhos, a expectativa é que a igreja, com capacidade de 400 pessoas, lote. A confecção de tapetes começa às 6h e a missa, às 8h30min. Na sequência, os fiéis saem em procissão.

Origem

Certa vez, no século VIII, na freguesia de Lanciano (Itália), um dos monges de São Basílio foi tomado de grande descrença e duvidou da presença de Cristo na Eucaristia. Para seu espanto, a hóstia consagrada transformou-se em carne e o vinho consagrado, em sangue.

Esse milagre tornou-se objeto de muitas pesquisas nos séculos seguintes, mas o estudo mais sério foi feito entre os anos de 1970 e 1971. Revelou que a carne e o sangue continuam frescos e incorruptos, como se tivessem sido recolhidos no presente dia, apesar dos 12 séculos transcorridos.

O sangue encontra-se coagulado externamente em cinco partes; internamente ele continua líquido. Cada porção coagulada de sangue tem tamanhos diferentes, mas todas têm exatamente o mesmo peso, não importando se pesadas juntas, combinadas ou separadas.

São carne e sangue humanos, ambos do grupo sanguíneo AB, raro na população do mundo, mas característico de 95% dos judeus. Todas as células e glóbulos continuam vivos. A carne pertence ao miocárdio, que se encontra no coração, órgão símbolo de amor.

Em junho de 1246, a festa de Corpus Christi foi instituída, após vários apelos de Santa Juliana, cujas visões solicitavam a instituição de uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento. Em outubro de 1264, o Papa Urbano IV estendeu a solenidade para toda a Igreja Católica.

Acompanhe
nossas
redes sociais