Parceria visa melhorar segurança no trânsito

Estrela

Parceria visa melhorar segurança no trânsito

BM e município estudam forma de reduzir acidentes

Parceria visa melhorar segurança no trânsito
Estrela

A falta de atenção da população e a imprudência são os principais fatores que intensificam os problemas no trânsito do município. As situações mais complicadas se concentram nos horários de pico.

Para fazer um diagnóstico dos principais pontos críticos, a Brigada Militar fornecerá dados mensais sobre o número de acidentes para a Coordenadoria de Trânsito. De acordo com o responsável pelo setor, Gerson Teixeira, até o último mês, o departamento não tinha acesso às informações.

Um levantamento do mês de maio mostra 32 acidentes registrados nas vias públicas de Estrela. Quase metade resultou em lesões corporais. Do total, 12 foram atropelamentos.  Na avaliação dele, a partir de agora, as informações servirão de subsídio para o município viabilizar melhorias no trânsito da cidade.

Algumas ações pontuais foram implementadas, entre elas, baias de conversão, sinalização e tachões em pontos da avenida Rio Branco e Coronel  Müssnich, principais vias da cidade.

Pontos críticos

De acordo com levantamento, o ponto mais crítico é a avenida Rio Branco. Dos 32 acidentes registrados, seis ocorreram na via. Todos envolveram lesão corporal.

Os acidentes ocontecem em diversos pontos da avenida, a maioria em horários de pico e outros em momentos de pouco movimento. A atendente de um posto de combustíveis que prefere não se identificar afirma que um dos locais com maior incidência é a rótula na entrada da cidade.

Segundo ela, pequenas colisões, com danos leves, acontecem com frequência. Congestionamentos ocorrem quase todos os dias na via durante horários de pico e a desatenção gera danos materiais.

A rua João Lino Braum, principal via do bairro Boa União, aparece em seguida com maior incidência de acidentes. Pelo menos três aconteceram em maio. A rua é apontada como um dos principais locais responsáveis por gerar engarrafamentos na avenida Rio Branco. “Quem vem de Teutônia tem preferencial, então gera congestionamento do trânsito até a altura do entroncamento com a rua Amazonas”, comenta o lojista Marcelo da Silva, 35.

Melhorias

Conforme Teixeira, melhorias estão previstas para a rua João Lino Braum. Redutores de velocidade, tachões e uma faixa elevada serão colocadas na via. A medida está em análise e após aval do Executivo será implantada.

“Queremos que os motoristas reduzam a velocidade nesse local. A principal causa de acidentes é em razão da alta velocidade.”

Outras medidas serão viabilizadas e estão previstas no Plano de Mobilidade Urbana. “Os apontamentos são ousados e aos poucos serão implantadas no município.” Nessas mudanças, algumas ruas poderão ter o sentido alterado para forçar o motorista a utilizar caminhos alternativos e reduzir o fluxo das principais vias da cidade.

Acidentes em maio

Dos 32 acidentes, 13 foram atropelamentos. Do total, 12 envolveram batidas entre carros, sete envolveram motocicletas e dois, bicicletas. Pelo menos 17 resultaram em danos materiais e 15 em lesões. Todos se concentraram em oito vias públicas.

Estacionamento

As equipes da coordenadoria de Trânsito fizeram a pintura de cordões das calçadas do município. Segundo Teixeira, nesses locais será permitido estacionar entre 15 e 30 minutos.

De acordo com ele, alguns pontos estavam pintados de amarelo e isso confundia motoristas.

“A  área amarela proíbe estacionar no local”. Proprietários de estabelecimentos comerciais farão a fiscalização. Segundo Teixeira, o prefeito Rafael Mallmann avalia a possibilidade de contratação de agentes para função. A implantação de um estacionamento rotativo pago também está em avaliação.

Acompanhe
nossas
redes sociais