Com emendas, câmara aprova novo programa de pavimentação

Lajeado

Com emendas, câmara aprova novo programa de pavimentação

Projeto de lei foi encaminhado em maio pela administração

Com emendas, câmara aprova novo programa de pavimentação
Lajeado

O Programa Pavimentação Comunitária (PPC) foi aprovado por unanimidade na câmara de vereadores. A votação ocorreu na terça-feira, e possibilita um novo mecanismo para calçamento de vias públicas do município. A principal mudança é a exigência de 100% de adesão dos proprietários dos imóveis localizados nas vias urbanas, bem como a autonomia deles para contratar e pagar as empresas.

Em modelos anteriores, o Executivo exigia 75% de adesão e pagava os 25% restantes, além de ser responsável direto pelo contrato. Há também o mecanismo da contribuição de melhoria, em que o governo custeia 100% da obra e depois cobra dos proprietários de imóveis beneficiados.

Com o PPC, o governo municipal pretende agilizar os trâmites burocráticos exigidos em um processo de pavimentação de via pública. O novo modelo busca incentivar a participação dos proprietários na organização, planejamento, execução e controle dos serviços, hoje designados somente ao poder público.

No novo programa não é necessário um processo de licitação, por exemplo. Já a fiscalização das obras será em conjunto com a equipe da prefeitura.

O projeto de lei aprovado nesta semana chegou a ser refeito após sugestões apresentadas pelos vereadores. Entre as alterações, a inclusão, no texto da matéria, da exigência por tubulações de água e sistemas preparados para atender ao tratamento de efluentes domésticos.

Mesmo assim, quatro emendas foram apresentadas e aprovadas pelos vereadores, mesmo após parecer pela ilegalidade, apresentado pela Comissão de Justiça e Redação do Legislativo. Três dessas são referentes à inclusão de textos sobre o sistema de tratamento de esgoto em artigos da matéria.

[bloco 1]

Já a quarta e última emenda, assinada pelo vereador, Ildo Salvi (REDE), cita que “o município formalizará o recebimento da cancha a ser pavimentada”. A intenção é evitar questionamentos posteriores sobre possíveis descumprimentos de obrigações por parte dos integrantes do processo de pavimentação, em especial, o governo municipal.

Mais detalhes

Conforme a íntegra da proposta, as responsabilidades do governo na pavimentação de calçamento serão a elaboração do projeto técnico; fixação dos níveis, gabaritos e alinhamentos; serviços de preparação do solo; fornecimento do material para assentamento; abertura e reaterro de valas; fornecimento de canos e maquinário para canalização; meios-fios e compactação da pavimentação.

Já na pavimento com asfalto, o Executivo ainda precisará custear toda a sinalização horizontal e vertical das respectivas vias. A partir das quatro emendas, que ainda carecem de sanção por parte do prefeito municipal, será preciso apresentar licenciamentos ambientais e materiais necessários para futuras tubulações de esgoto.

Acompanhe
nossas
redes sociais